O café é a bebida mais consumida no mundo inteiro, só superado pela água. Muitos afirmam serem incapazes de começarem o dia antes de beberem uns goles, mas se é uma dessas pessoas, talvez a informação que se segue o faça mudar de ideias...
Steven Miller, doutorando em ciências da saúde da Universidade de Bethesada, nos Estados Unidos, estudou o ciclo circadiano, ou seja, o ciclo hormonal de 24 horas pelo qual o sono se guia. E, entre os dados apurados, o investigador concluiu que não se deve beber café logo de manhã. Sim, leu bem!
Miller descobriu que o cortisol, uma das hormonas que controla o ciclo circadiano e nos deixa em estado de alerta, atinge o pico de produção entre as 8h e 9h, o que significa que consumir cafeína nesse período é supérfluo: o corpo já está a produzir substâncias que o vão deixar acordado. E a cafeína, nesse caso, não tem efeito cumulativo: o cortisol diminui os efeitos energéticos do café e ainda faz com que seu corpo fique mais tolerante à substância.
A ideia, portanto, é coordenar o café com os horários em que o seu corpo não produz cortisol - isso seria entre as 9h30h e 11h30, 13h30 e 17h, 19h e 21h e 0h e 1h, mais ou menos.
A boa notícia é que se acorda super cedo e bebe uma ‘valente’ xícara de café até as 7h30, também está a beneficiar a 100% dos efeitos da cafeína, sem a interferência do cortisol.