Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

A ciência responde: Este é o melhor treino para queimar gordura

Estudo comparou resultados e revelou qual é a melhor opção para quem quer emagrecer – de vez.

A ciência responde: Este é o melhor treino para queimar gordura

Atualmente quando se trata de praticar desporto as escolhas são incontáveis - quem nunca se sentiu perdido perante tantas opções de treino? Funcional, crossfit, HIIT, musculação, corrida…

Mas afinal, qual é o tipo de treino mais eficaz?

Se o seu objetivo é a queima de gordura, deve então ficar a par um estudo realizado pela Universidade King Faisal, na Arábia Saudita.

Para efeitos daquela pesquisa, os investigadores dedicaram-se a encontrar o treino mais eficaz para emagrecer. Para isso, o estudo avaliou o efeito de vários tipos de exercício físico em 32 mulheres que sofriam de excesso de peso. De seguida, as voluntárias foram divididas em dois grupos: um de treino aeróbico de alto impacto e outro de baixo impacto.

No primeiro grupo, as mulheres treinavam quatro vezes por semana, em aulas intensas de cardio com uma hora de duração. O exercícios praticados davam predileção a saltos e incluíam kickboxing, dança aeróbica e HIIT (treino intervalado de alta intensidade).

Já no segundo grupo, a mulheres combinaram musculação com cardio de baixo impacto e sem exercício que implicasse saltos.

O estudo revelou que, no final de 24 semanas, ambos os grupos melhoraram a sua condição física. Todavia, no geral, as participantes do grupo de treino de alta intensidade perderam mais gordura e peso corporal do que o grupo de baixo impacto. 

“O de alto impacto é mais efetivo na redução do peso corporal e na perda de gordura”, concluíram os investigadores do estudo, que foi publicado no periódico científico de Medicina Desportiva e Aptidão Física.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório