Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Oito motivos por que tem comichão nos seios e nos mamilos

Sente uma comichão insuportável? Especialistas esclarecem o que pode estar a causar essa irritação.

Oito motivos por que tem comichão nos seios e nos mamilos
Notícias ao Minuto

14:30 - 06/03/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Sinais

Não há nada mais incómodo do que sentir comichão, sobretudo em regiões do corpo que podem causar algum embaraço (sobretudo quando a vontade incontrolável de coçar ocorre em público).

E a comichão nos seios é uma dessas áreas inusitadas onde tantas vezes as mulheres sentem comichão. Nem sempre o quadro é motivo de preocupação, mas, quando o sintoma persiste, é importante investigar.

Em declarações à revista Abril, o dermatologista André Lauth e Mônica Travassos, membro da Sociedade Brasileira de Mastologia, do Rio de Janeiro, explicam quais os possíveis motivos que contribuem para a vontade de coçar a mama:

1. Pele seca

Quando o corpo não está devidamente hidratado, os mamilos tendem a sofrer, já que a pele nessa zona é extremamente sensível. Durante os meses de inverso ou o tempo frio, a situação agrava-se: o clima seco, as temperaturas baixas e os banhos quentes são a combinação ideal para sentir comichão extrema. Use diariamente um creme ou óleo hidratante nessa zona.

2. Sabonete ou gel de duche ‘errado’

“O ideal é usar um sabonete à base de glicerina”, explica o dermatologista. Esfoliação nessa região só é indicada sob orientação médica. Preste atenção também na hora de se secar: utilize uma toalha felpuda para não machucar os seios.

3. O tecido do soutien

O uso de soutiens por exemplo à base de renda podem provocar a irritação dos seios, opte sempre que possa por peças confecionadas à base de algodão.

4. Alisamento

O que fazer um alisamento tem a ver com a comichão na mama ou nos mamilos? É simples… “Recebo muitas pacientes que fazem escova progressiva e, ao tomar banho, deixam o produto escorrer pelo corpo todo. Isso não é correto, pois o formol irrita a pele”, conta a mastologista.

5. Roupas íntimas mal-lavadas

O suor propicia a proliferação de fungos e bactérias que, além de causarem mau odor, podem gerar micoses e furúnculos. “A mama é uma glândula sudorípara, por isso transpira bastante e solta secreções”, explica Mônica. Troque soutiens ou tops diariamente.

6. Hormonas

As variações hormonais da TPM e da gravidez também podem ser a causa da comichão. “Nessas fases, a produção de hormonas que estimulam a circulação nas mamas aumenta”, diz a médica.

7. Dermatite

“Uma doença que é bastante comum nessa área é a dermatite atópica, que causa comichão e vermelhidão no local e ao redor”, diz André.

8. Sinal de cancro

A Doença de Paget também causa vermelhidão e comichão nos mamilos e indica uma fase inicial de cancro, segundo Mônica Travassos.

O problema surge juntamente com a descamação excessiva da pele e não melhora com os tratamentos tradicionais. Nesse caso, deve procurar de imediato um médico.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório