Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Poucas quantidades deste alimento são suficientes para "causar enfartes"

Ingerir somente pequenas quantidades de fast-food é o suficiente para causar danos nos vasos sanguíneos, entupindo as artérias e “causar enfartes”, avisam os cientistas.

Poucas quantidades deste alimento são suficientes para "causar enfartes"
Notícias ao Minuto

10:00 - 06/03/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Bomba

A condição, conhecida por aterosclerose, é a principal causa de ataques cardíacos e de enfartes. Os alimentos classificados como fast-food, processados e ricos em gorduras transgénicas, endurecem e entopem as artérias mais rapidamente do que previamente se pensava, alertam os cientistas.

Testes realizados em ratos detetaram que dois tipos de mau colesterol são os responsáveis pela condição – LDL (lipoproteínas de baixa densidade) e LDL oxidado.

Para efeitos daquela pesquisa, os investigadores alimentaram um grupo de roedores quer com uma dieta equilibrada ou com fast-food. Os dados apurados revelaram que o segundo grupo ficou rapidamente com as artérias bloqueadas.

A equipa de cientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, disse: “Para nossa surpresa, somente uma pequena quantidade de gordura oxidada de LDL altera drasticamente a estrutura das membranas celulares”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório