Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Seis dicas para praticar musculação sem comprometer a coluna

Especialista dá dicas de cuidados para ter em atenção enquanto treina e alerta para o risco da prática de exercícios sem supervisão e acompanhamento médico prévio.

Seis dicas para praticar musculação sem comprometer a coluna
Notícias ao Minuto

08:00 - 10/03/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Deixe arder

Para conseguir o condicionamento físico ideal, o corpo perfeito e manter uma ótima saúde geral, sabe-se que é necessária a prática de atividade física regular e segundo diretrizes norte-americanas, 30 minutos de prática de atividade física de baixa a média intensidade por dia é suficiente.

Mas no caso de atividades como a musculação e o crossfit, as modalidades mais procuradas atualmente nos ginásios, é necessário tomar alguns cuidados, porque até mesmo treinos curtos podem causar lesões sérias na coluna, segundo o ortopedista Luiz Claudio Lacerda.

"Pelo menos metade das contusões sofridas durante a prática dessas modalidades podem afetar a coluna vertebral. Muitas vezes o problema é decorrente de treinos realizados sem a supervisão necessária de um profissional habilitado, sem que um check-up médico tenha sido realizado antes do início da rotina de atividade física ou quando os limites corporais não são respeitados, levando o corpo a um alto nível de stress", explica Lacerda, que é ainda especializado em cirurgias à coluna.

O treino ideal deve ser personalizado, levando em consideração os objetivos a serem alcançados, além do quadro clínico do atleta. De acordo com o ortopedista, é fundamental para a saúde da coluna que a pessoa saiba efetuar os movimentos corretamente durante a prática dos exercícios, além de aprender a controlar a respiração, a postura e a intensidade das cargas.

"Os movimentos repetitivos, intensos e as altas cargas, comuns na musculação e no crossfit, podem causar desde lesões leves até um desgaste das cartilagens, sem contar que os exercícios de alto impacto podem agravar problemas pré existentes, como no caso de deformidades da coluna", afirma Lacerda.

O especialista ainda dá seis dicas fundamentais para praticar essas atividades de forma mais segura:

  • No caso dos exercícios que trabalham as costas, é fundamental deixar o abdómen firme para que este proteja a região;
  • Ao fazer exercício deitado, deve deixar apoiar as costas inteiramente no chão;
  • Já quando a atividade for em pé, deixe os joelhos levemente flexionados e procure manter o peso sempre o mais próximo do corpo para que não haja sobrecarga;
  • Os movimentos durante a musculação devem ser realizados com a coluna alinhada, como é fundamental nos agachamentos;
  • Caso já tenha algum tipo de problema na coluna, o ideal é realizar somente exercícios que estimulam, igualmente, os dois lados do corpo;
  • Não ignore o aquecimento e os alongamentos, estes dois momentos são importantes para preparar o corpo para suportar o treino, evitando que os exercícios localizados causem lesões.

"Preocupar-se com a coluna durante a prática de exercíco é pensar também no futuro. Lesões, mesmo que mínimas, podem afastá-lo permanentemente dos treinos. Ao sentir qualquer tipo de desconforto, procure de imediato um especialista", finaliza o ortopedista.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório