Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Perigo. Entenda por que não deve reutilizar garrafas de água de plástico

Resumindo: estas garrafas são um paraíso para bactérias.

Perigo. Entenda por que não deve reutilizar garrafas de água de plástico

Se por um lado permanecer hidratado é essencial, por outro voltar a encher a garrafa de água pode fazer mais mal do que bem à sua saúde...

Paraíso para bactérias

Segundo os cientistas as arestas e pequenas fissuras presentes nas garrafas de água são a incubadora perfeita para a formação e proliferação de bactérias, podendo abrigar germes perigosos para a saúde, como o norovírus.

Com cada reutilização destas garrafas de plástico, esses seres multiplicam-se exponencialmente.

Um estudo, publicado no periódico científico canadiano Journal of Public Health, retirou 76 amostras de garrafas de água utilizadas por estudantes. Quase dois terços dessas amostras apresentavam níveis bacterianos que excediam as diretrizes relativas ao consumo de água, e que eram o resultado do “efeito do crescimento de bactérias nas garrafas que permaneceram à temperatura ambiente por um longo período de tempo”.

Já um outro estudo realizado pelo programa de informação norte-americano KLTV News, examinou as garrafas de água que haviam sido reutilizadas por apenas uma semana, retirando amostras do gargalo da garrafa.

Richard Wallace, médico e professor, da Universidade de Texas Health Center, disse à KLTV: “Em todos os gargalos identificámos a presença e proliferação de bactérias que podem provocar pelo menos intoxicações alimentares e em alguns casos condições de saúde mais danosas para o organismo”.

“Podendo provocar náuseas, vómitos e diarreia. Basicamente podem levá-lo a experienciar os piores vómitos que alguma vez teve na vida”.

E se a lavar?

Lavar a garrafa com água morna e com um pouco de detergente pode ajudar a manter as bactérias afastadas, mas a verdade é que as garrafas são difíceis de lavar ao pormenor e que os germes podem facilmente acumular-se.

Adicionalmente, o uso frequente e lavagem podem causar a degradação do plástico.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório