Meteorologia

  • 19 MAIO 2019
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 16º

Edição

Os superpoderes da couve: 11 tipos que emagrecem e combatem cancro

Vamos falar sobre couves? É esta a proposta da nuticionista Iara Rodrigues, em destaque na rubrica ‘Alimento do Mês’ de março, que tem muito mais a dizer sobre a aparentemente 'simples' e pouco 'sofisticada' couve.

Os superpoderes da couve: 11 tipos que emagrecem e combatem cancro
Notícias ao Minuto

09:00 - 05/03/19 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Alimento do mês

"Existem vários tipos mas todas têm algo em comum: são um alimento altamente nutritivo, pouco calórico, pleno em propriedades medicinais, ajudando a prevenir e combater diversas doenças", explica a nutricionista em declarações ao Lifestyle ao Minuto.

Rica em fibras, vitaminas C, A, B-3, B-6, K, ferro, cálcio, fósforo, magnésio, silício, zinco e manganês - a couve não só é aliada da dieta, como ajuda a combater vários tipos de cancro, anemia, osteoporose, a obesidade, fortalecendo ainda o sistema imunitário.

Existem diferentes tipos de couves, e Iara Rodrigues descreve-nos alguns:

Couve de Bruxelas: são couve repolho em miniatura e resultam dos rebentos ao longo de um tronco de uma couve. É uma couve rica em antioxidantes, que combate os radicais livres e protege as células. Entre eles estão as vitaminas A e E, além da vitamina C, que fortalecem as defesas do organismo. Sendo rica em fibra é óptima para a saúde não só para regular níveis de colesterol bem como para promover a saciedade.

100 gr: (INSA)

42 kcal

3,5gr Proteína

1,4 gr Lípidos

4 gr Hidratos de Carbono

Couve branca: é de origem alemã usada em salada sem ingredientes cozinhados e chucrute. A couve branca tem bom teor em vitamina C e enxofre que ajudam a eliminar as toxinas. Rica em fibra, água e pobre em calorias.

100 gr: (INSA)

22 kcal

1,4 gr Proteína

0,4 gr Gordura

3,5 gr Hidratos de Carbono

Couve Coração-de-Boi: como o nome indica é uma couve em forma de coração, tipo repolho e indicada para sopas e estufados.

Couve-flor: é considerada a aristocrata da família das couves, pode ser consumida crua, cozinhada ou gratinada.

O grupo das crucíferas, têm presentes substâncias como vitaminas e minerais, que ajudam o organismo a eliminar toxinas. Por esse motivo a couve-flor ajuda a desinchar ou desintoxicar, pois acaba por colaborar no bom funcionamento dos rins, fígado e intestino. A couve-flor é rica em nutrientes, tais como as vitaminas A, C, D e do complexo B, que a tornam uma importante aliada do sistema imunológico. É muito pobre em calorias, mas com grande quantidade de fibra e isso permite uma maior sensação de saciedade.

100gr: (INSA)

29 kcal

3,7 gr Proteína

0,2 gr Lípidos

3,4 gr Hidratos de Carbono

Couve kohlrabi – couve rábano: é de origem alemã e tem este nome porque é um tipo de couve parecida com nabo - aliás, a parte comestível não é a raiz, é o caule. É uma couve rica em água, fibra e por isso uma couve aliada na prevenção da diabetes e da obesidade. Rica em enxofre é uma couve muito boa para ajudar a desintoxicar o organismo e na prevenção do cancro.

Couve portuguesa: é de origem portuguesa e tem uma folha rija, verde-escura, tipicamente consumida na Consoada de Natal.

A couve portuguesa tem uma boa fonte de vitaminas como vitamina A, vitamina B9 (também conhecida como ácido fólico ou folato) e vitamina C.

Também é possível encontrar outros nutrientes importantes para o funcionamento apropriado do organismo como fibras, potássio, cálcio, fósforo, magnésio e ferro.

Ajuda no emagrecimento, na mineralização óssea e na desintoxicação do organismo.

100gr ( INSA)

26 kcal

2,2 Proteína

0,4 gr Lípidos

3,5 gr Hidratos de Carbono

Couve galega: é apropriada para o tão famoso caldo verde. Este tipo de couve tem na sua composição dois importantes antioxidantes bem conhecidos, tais como a vitamina C e o betacaroteno. O betacaroteno é convertido facilmente pelo organismo de quem a consome em vitamina A. Também o cálcio faz parte da sua composição. Esta couve ajuda a contribuir para um sistema imunitário mais forte e pode ajudar na prevenção do cancro.

100 gr (INSA)

25 Kcal

2,4 gr Proteína

0,4 Proteína

3,1 gr Hidratos de Carbono

Couve roxa: é servida para acompanhar carnes de caça e resulta muito bem quando acompanhada com vinagre e maçã; é ideal para saladas marinadas. A couve roxa é um alimento que tem tanto de colorido como de completo. O seu consumo regular ajuda a prevenir a doença de Alzheimer e alguns tipos de cancro.

Também é indicada para evitar gripes, resfriados e aliviar os sintomas de úlceras do estômago. 100 gr (INSA)

23 Kcal

2 gr Proteína

0 gr Lípidos

3,9 Hidratos de carbono

Couve-verde (kale): é o tipo de couve que contém uma quantidade maior de nutrientes. Rica em vitaminas e minerais, a couve kale tem uma grande capacidade protetora do organismo. Apesar de a genética ter sempre algo a dizer na saúde das pessoas, está provado que o consumo de vegetais ajuda a prevenir um vasto leque de doenças, em particular as que estão associadas com o estilo de vida (obesidade, diabetes e hipertensão).

Pak Choy: é de origem chinesa e normalmente é servida frita e em saladas. É uma grande aliada para melhorar a digestão, devido à quantidade de fibra que contém, também fornece antioxidantes e fitonutrientes, que destroem os radicais livres e protegem as células. É 

um alimento ideal para baixar de peso, já que além de fornecer os nutrientes e vitaminas mencionados, é muito baixo em calorias. Também é fonte de vitamina K e cálcio, que te ajudam a manter os ossos saudáveis e fortes.

Savoy: é de origem italiana e as folhas são em novelo e largas; pode-se estufar ou rechear e usar em saladas.

Exemplos para consumir couves:

- Saladas;

- Refogados;

- Sumos;

- Sopas;

- Caldos;

- Molhos;

- Recheios. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório