Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

O fim das mamografias. Cientistas criam exame ao sangue que deteta cancro

Investigadores da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, desenvolveram um teste sanguíneo pronto para entrar no mercado ainda em 2019.

O fim das mamografias. Cientistas criam exame ao sangue que deteta cancro

Sarah Schott, uma das autoras do estudo revolucionário crê que o teste que a sua equipa desenvolveu poderá substituir a mamografia na deteção do cancro da mama, sobretudo nas mulheres com menos de 50 anos.

O teste denominado de HeiScreen, é descrito pelos cientistas como "uma biopsia líquida" e "não invasiva".

Desde a sua criação o novo método já detetou 15 tipos diferentes de células de cancro da mama e tem ainda a vantagem de identificar o cancro antes de este ser visível através das técnicas de raios X ou ecografias.

Mas os benefícios do novo teste não acabam aqui. Os cientistas garantem que Heiscreen é mais económico, requerendo apenas alguns mililitros de sangue e podendo ser feito em qualquer laboratório.

O exame é particularmente apropriado e recomendado para ser realizado por mulheres com menos de 50 anos e para aquelas com histórico de tumores mamários na família. Segundo experiências dos cientistas alemães a exatidão do HeiScreen para mulheres abaixo dos 50 é de 86%, bastante mais elevado que o de outro teste similar ao sangue já existente. Em mulheres acima dos 50, a fiabilidade do HeiScreen desce para 60%.

Para desenvolver o teste, que deteta ainda metástases de cancros em recidiva, mais de 900 mulheres foram testadas ao longo de um ano, 500 das quais sofriam de cancro da mama.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório