Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Como é mais saudável o ovo: Cozido, mexido, estrelado ou quente?

Já foi considerado como um vilão da alimentação saudável por se acreditar que ajudava a elevar os níveis de colesterol, mas graças à ciência que se renova a cada estudo o ovo foi redimido e elevado ao patamar de superalimento pelos nutrientes que contém e deve ser consumido com frequência.

Como é mais saudável o ovo: Cozido, mexido, estrelado ou quente?

O ovo tem colesterol, mas é importante ressaltar que foi provado que o que aumenta o colesterol são as gorduras saturadas que no ovo estão em baixa quantidade, fazendo deste alimento uma proteína mais saudável e com imenso benefícios para a saúde.

Para a perda de peso

O ovo aumenta a sensação de saciedade por ser rico em proteínas facilita os processos de emagrecimento.

Para a memória

A gema do ovo é rica em colina, uma substância que faz parte da síntese da acetilcolina que é um neurotransmissor importante para a concentração e a memória.

Para a visão

Além de ser uma ótima fonte de vitamina que protege a córnea do olho, o ovo contém dois antioxidantes a luteína e zeaxantina, que protegem contra os danos dos raios UV. 

Para os ossos

Devido à presença de cálcio e de vitamina D num só alimento, o ovo garante uma melhor absorção do cálcio protegendo a massa óssea. 

Para o coração e artérias

O aminoácido conhecido por homocisteína presente na gema do ovo, assim como o ómega 3, as vitaminas antioxidantes A e E  e outros minerais diminuem o risco de enfarte e AVC. 

Para a anemia

O ovo é uma proteína de alto valor biológico e rica em ferro, como tal é uma boa arma contra anemia.

Mas qual a forma mais saudável de consumir o ovo?

Estas são as maneiras mais saudáveis de preparar ovos.

Ovo cozido

Sem dúvida essa é a maneira mais saudável de consumir o ovo, pois não necessita adição de gorduras, além de ser prático e pouco calórico.

Ovo quente

Não leva gordura e também é pouco calórico, porém o importante é saber o ponto ideal para não correr o risco de contaminação por salmonela.

Ovo estrelado

Deve usar uma frigideira antiaderente sem gordura pois os óleos vegetais a altas temperaturas transformam-se em gordura transgénicas, que são prejudiciais para a saúde.

Ovo mexido

Pode ser feito também na água, colocando uma colher de chá de água para cada ovo, deixar ferver e colocar os ovos, temperar e mexer, ou se preferir uma ótima opção é usar o óleo de coco que não perde as suas propriedades naturais em altas temperaturas. Adicionalmente, esse óleo pode ser usado na preparação de omeletes.

O ovo é importante fonte de proteína para ser consumido durante toda a vida, o mais importante é saber como consumi-lo e claro sempre moderadamente.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório