Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Tem medo de palhaços? Não está só, a ciência explica

Tem terror de palhaços? Saiba que não está só e que estas ‘criaturas’ são responsáveis por crises de histeria coletiva.

Tem medo de palhaços? Não está só, a ciência explica
Notícias ao Minuto

13:00 - 28/02/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Psicologia

Tudo começa na infância. Um artigo científico da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, revela que crianças e adolescentes com idades entre os quatro e os 16 anos são quase unânimes ao afirmar que a presença de palhaços em quartos de hospital é assustadora e não colabora em nada com a recuperação dos pacientes.

No artigo, a palavra usada para descrever a mítica personagem em inglês é ‘unknowable’ ou incognoscível. A questão é que não se pode saber com certeza o que está por trás de um olhar de palhaço, e coisas ambíguas, em geral, provocam mais medo do que coisas que são claramente assustadoras.

Por outras palavras, é natural que fuja se um leão aparecer à sua frente. O animal é um risco claro à sua vida. Um palhaço, por outro lado, pode ter uma aparência repulsiva par alguns, mas nada garante que vá fazer uma maldade quando o abordar na rua. Eles são imprevisíveis. E é aí que reside o medo.

Uma outra pesquisa, publicada na revista científica New Ideas in Psychology, é o primeiro estudo empírico já feito sobre coisas ‘arrepiantes’. E a sua principal conclusão é que para ser horripilante, mais do que repulsivo, é preciso ser imprevisível. Os investigadores analisaram 1.341 voluntários maiores de idade por meio de questionários. Na primeira parte, os participantes selecionaram, entre 44 características físicas e comportamentais diferentes, as que elas mais associavam a coisas arrepiantes. Depois, foi-lhes pedido para fazer o seu próprio ranking de profissões que lhes causavam medo e selecionar dois passatempos ditos normais.

Os resultados foram claros: no topo da lista de profissões aterradores destacaram-se os palhaços – já que psicologicamente coisas um pouco estranhas e sobretudo misteriosas causam mais stress do que coisas que sabemos serem de facto assustadoras. Ou seja, não se resista o efeito surpresa.

Com toda aquela maquilhagem é impossível saber se um palhaço está feliz ou triste com o disfarce. E esse medo do desconhecido é universal. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório