Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Afinal, a partir de que níveis a pressão é considerada alta?

A hipertensão é uma condição grave que pode provocar ataques cardíacos fulminantes e enfartes, como tal a comunidade médica teve que encontrar uma forma simples de verificar a condição das artérias. Isso é feito, claro, medindo a pressão.

Afinal, a partir de que níveis a pressão é considerada alta?

Os profissionais médicos concordam que a pressão está ótima quando o valor de medição permanece entre os 12 por 8 — ou, como preferem os especialistas, 120 por 80 milímetros de mercúrio (mmHg). Se o índice passou dos 14 por 9, neste caso é considerada alta.

Já quando os números variam entre 12 por 8 e 14 por 9, o individuo é diagnosticado com pré-hipertensão, segundo o consenso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Todavia, recentemente, a comunidade médica norte-americana atualizou as suas diretrizes de hipertensão e passou a enquadrar esses valores intermediários como “pressão elevada”.

Ou seja nos Estados Unidos, taxas acima de 13 por 8 já recebem o diagnóstico de hipertensão. O objetivo das autoridades de saúde é chamar atenção para o problema num estado precoce para que a partir daí os doentes iniciem de imediato mudanças no seu estilo de vida, que vão fazer toda a diferença na saúde das veias e artérias.

No entanto, como não é só a hipertensão que sabota o coração, o ideal é que as metas sejam individuais e traçadas pelo médico, que vai considerar outros fatores de risco. Uma coisa é certa: os dados científicos atuais deixam claro que a ameaça de um acidente vascular cerebral, o AVC, é maior entre quem ultrapassou os 14 por 9.

Os especialistas recomendam ainda que os indivíduos devem verificar a pressão arterial pelo menos uma vez por ano, isto porque na maioria das vezes o desenvolvimento do quadro de hipertensão não apresenta sintomas. E quando o diagnóstico é finalmente realizado a pessoa já tem muitas vezes danos irreversíveis no coração, rins e nos olhos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório