Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Ingerir esta bebida regularmente ajuda a reduzir o colesterol

Ingerir bebidas alcoólicas - moderadamente - pode contribuir para a diminuição do colesterol

Ingerir esta bebida regularmente ajuda a reduzir o colesterol
Notícias ao Minuto

11:30 - 27/02/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Bomba

Em doses moderadas, o álcool pode ajudar a deter a queda dos níveis do colesterol bom, o HDL, segundo uma pesquisa norte-americana.

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e do Hospital Kailuan, na China, realizou um estudo tendo como base dados de 80,081 chineses. Os voluntários foram previamente examinados e não sofriam de doenças cardiovasculares ou qualquer tipo de cancro, além de não tomarem fármacos para combater o colesterol.

Consecutivamente os cientistas descobriram que o grupo que consumia bebidas alcoólicas com moderação — isto é, cerca de meio copo por dia para as mulheres, e entre um a dois para os homens — apresentava um declínio mais lento nos níveis de HDL.

O colesterol HDL remove partículas gordurosas das artérias, impedindo que provoquem o seu entupimento, o que por sua vez pode causar ataques cardíacos e enfartes. Ou seja, faz o papel oposto do LDL, o chamado colesterol mau, que deposita essas moléculas nos vasos.

Porém, atenção! A pesquisa observou uma relação positiva apenas entre quem bebia pouco (especialmente cerveja). Já que o excesso alcoólico é associado a diversos males, como cirrose e cancro.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório