Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

O seu gato é neurótico? Bem, poderá estar somente a imitá-lo

Já sabemos que os gatos podem ser tão ou mais neuróticos do que os seus donos, mas quão parecidas são as personalidades entre os fascinantes felinos e os seus humanos?

O seu gato é neurótico? Bem, poderá estar somente a imitá-lo

Muitas, de acordo com uma nova pesquisa realizada por uma equipa de cientistas britânicos, que apuraram que a personalidade dos donos de gatos está correlacionada com comportamentos exibidos pelos seus felinos de estimação – sugerindo que, até certo ponto, o seu gato poderá estar a absorver e a imitar alguns aspetos da sua personalidade.

“Muitos donos consideram os seus animais de estimação como um membro da família, formando laços sociais extremamente fortes com os bichos”, explica a investigadora Lauren Finka, da Universidade de Nottingham Trent, em declarações à publicação britânica The Telegraph.

“Como tal é muito possível que os gatos possam ser afetados pela forma como nós interagimos com eles, e que ambos esses fatores por sua vez sejam influenciados pelas nossas diferenças de personalidade”.

Para efeitos daquela pesquisa, a equipa de cientistas questionou os donos de três mil donos de gatos, perguntando uma série de questões capazes de medirem numa escala conhecida por Big Five Inventory (BFI) of personality traits (Inventário dos Grandes Cinco traços de personalidade), as seguintes qualidades humanas: afabilidade, consciência, extroversão, neuroticismo e tolerância.

Os académicos apuraram que existem de facto um número de correlações que não só preveem o bem-estar geral do felino, como a sua própria personalidade.

Por exemplo, quanto mais elevado era o neuroticismo do dono maior era a probabilidade do gato apresentar “problemas comportamentais”, evidenciados na forma de agressão, ansiedade, medo ou outros problemas relacionados com o stress – em adição a condições médicas como excesso de peso.

Os investigadores apuraram ainda que os donos mais extrovertidos apresentavam uma maior propensão para terem animais que gostavam de passear na rua, enquanto que os participantes mais afáveis reportaram estar mais satisfeitos com os seus (talvez mais afáveis também) felinos.

A nova pesquisa foi publicada no periódico científico PLOS One.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório