Um estudo recente, publicado no periódico científico British Journal of Sports Medicine, revela que este tipo de atividade física regular e acidental, capaz de o deixar ofegante, produz benefícios para a saúde, mesmo que pratique momentos súbitos de 30 segundos, ao longo do dia.
Emmanuel Stamatakis, líder da pesquisa e professor de atividade física e de saúde, na Universidade de Sidney, na Austrália, refere aliás, que incorporar mais atividades de alta intensidade na rotina diária – quer seja ao aspirar ou a subir a rua – pode ser a chave para ajudar a conseguir praticar atividade física de qualidade diariamente.
E tal inclui pessoas que sofrem de excesso de peso e que estão fora de forma.
O que é atividade de alta intensidade?
Até recentemente, a maioria das autoridades de saúde prescrevia a prática de atividade física durante pelo menos 10 minutos contínuos, apesar de não existirem provas científicas credíveis que suportassem a teoria.
Essa recomendação foi aliás recentemente revogada 2018 US Physical Activity Guidelines Advisory Report (Relatório Norte-Americano de Recomendação de Diretrizes para a Prática de Atividade Física de 2018).
As novas diretrizes afirmam que qualquer tipo de movimento ou atividade impacta positivamente na saúde, independentemente da duração.
Esta preferência por momentos curtos e intensos de exercício coaduna-se com os princípios fundamentais do extremamente popular treino de alta intensidade intervalado (HIIT).
O HIIT é uma prática que envolve sessões repetidas de atividade física, que variam entre seis segundos a quatro minutos, com períodos de descanso que vão de 30 segundos a quatro minutos pelo meio.
Comparativamente a vários tipos de prática, os investigadores detetam consistentemente que qualquer tipo de treino de alta intensidade intervalado, independentemente do número de repetições, melhora a capacidade física e a capacidade cardiovascular e pulmonar.
Aliás, pesquisas sugerem que a atividade física de alta intensidade pode contribuir para a manutenção e prolongação da saúde entre os indivíduos mais idosos, prolongando inclusive a expetativa de vida.
Como posso incorporar atividade física acidental de alta intensidade na minha rotina?
- Substitua viagens de carro curtas por caminhadas rápidas ou vá de bicicleta;
- Suba as escadas rapidamente, ao invés de utilizar o elevador;
- Quando for ao centro comercial deixe o carro longe da entrada, pelo menos 100 metros. Quando sair transporte as suas compras enquanto anda essa distância;
- Faça três ou quatro sprints enquanto caminha, por 100 ou 200 metros, até que sinta o seu coração a disparar e fique sem fôlego;
- Procure subir colinas ou ruas inclinadas;
- Corra com o seu cão durante 30 a 90 segundos, ande por uns minutos, e volte a correr por esse tempo.
Segundo os investigadores, este tipo de atividade acidental facilita atingir o objetivo dos 30 minutos de atividade física diários recomendados. Podendo ainda aumentar os níveis de fitness, tornando assim a realização de atividades extenuantes mais fáceis – até para aqueles com menos preparação física.