Meteorologia

  • 05 DEZEMBRO 2019
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 16º

Edição

O leitor perguntou: Afinal, o que engorda mais - arroz ou massa?

A massa e o arroz são uma presença quase constante nas refeições de muitos portugueses, mas afinal qual destes carboidratos engorda mais?

O leitor perguntou: Afinal, o que engorda mais - arroz ou massa?

E para quem se preocupa em manter a boa forma ou deseja emagrecer? Qual desses hidratos de carbono pode escolher? Arroz ou massa? O que engorda mais?

As calorias

Para começarmos a entender o que engorda mais – o arroz ou o massa -, é importante ter em conta as calorias de cada alimento

Calorias do Arroz

Uma xícara de 150 gramas de arroz branco cozido contém 193 calorias, enquanto que 100 gramas do alimento contêm 129 calorias e uma colher de sopa apresenta 32 calorias.

Há também que opte pelo arroz integral, que está repleto de proteínas, vitaminas do complexo B, fibras e minerais como o fósforo, ferro e cálcio.

Já uma xícara de 150 gramas de arroz integral cozido contém 168 calorias, enquanto que 100 gramas do alimento tem 112 calorias e uma colher de sopa de 20 gramas possui 22 calorias.

Calorias da massa

Uma porção de 100 gramas de massa tem um valor de 220 calorias, enquanto que uma xícara do prato apresenta 535 calorias e uma colher de sopa com 20 gramas contém 44 calorias.

Relativamente à massa integral, este alimento apresenta mais fibras do que a variante tradicional – sendo assim mais saudável.

Por exemplo, uma chávena de esparguete integral cozido apresenta 174 calorias. Já 100 gramas do alimento contêm 124 calorias e uma porção equivalente a uma colher de sopa com 20 gramas incorpora 25 calorias.

Os hidratos de carbono e as fibras

Tanto o arroz quanto a massa servem como fonte de carboidratos. Este nutriente é uma fonte essencial de energia para o corpo humano, além de contribuir para o bom funcionamento e regeneração celular.

Ainda assim os hidratos não devem ser consumidos em excesso. Tanto os carboidratos simples quanto os complexos são quebrados em forma de glicose pela enzima amilase para servir como fonte de energia.

No entanto, quando se consome uma quantidade maior de carboidratos do que aquela que o corpo necessita, esse excesso é armazenado na forma de glicogénio no fígado e nos músculos, que é utilizado quando os níveis de açúcar no sangue sofrem uma queda.

A questão é que os músculos e o fígado só conseguem armazenar uma quantidade pequena de glicogénio. Assim, se a pessoa continuar a ingerir mais carboidratos do que necessita, o corpo converterá a quantidade extra do nutriente em gordura – provocando dessa forma o excesso de peso.

De acordo com a Mayo Clinic, de 45% a 65% das calorias consumidas diariamente devem corresponder a carboidratos. Isso equivale à ingestão de 225 a 335 gramas do nutriente diariamente.

Apesar de teoricamente o arroz apresentar um valor mais reduzido de calorias, comparativemente à massa, a Mayo Clinic salienta que ambas as versões são saudáveis quando consumidas moderadamente e sem adição de molhos e temperos, sublinhando ainda que quem pretende emagrecer deve dar predileção às versões integrais já que promovem a saciedade e o controlo do apetite fazendo com que os indivíduos ingiram assim menos alimentos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório