Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Quatro jogos para treinar a inteligência não verbal dos seus filhos

Sim, é possível aprender a brincar!

Quatro jogos para treinar a inteligência não verbal dos seus filhos
Notícias ao Minuto

15:30 - 21/02/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Crianças

Em que momento podemos (ou devemos?) começar a treinar a comunicação não verbal das crianças? E como tornar este assunto tão sério num jogo apelativo? Apresentamos-lhe as sugestões da The Body Language Academy.

#1: Jogar ao super-herói!

Quando estão à espera do elevador, quando estão numa fila para entrar no autocarro, quando viajam de carro – o caminho para a escola normalmente demora algum tempo – aproveite! Peça ao seu filho ou à sua filha para manter uma postura de super-herói — ajuda a esticar as costas, abrir o peito e ganhar confiança. 

#2: Cartas, cartas, cartas...

No carro, ou no autocarro, a caminho da escola, peça ao seu filho para retirar uma carta do nosso baralho Inteligência não verbal | 52 cartas para treinar. Peça-lhe que leia (ou ajude-o a ler, dependendo da idade do seu tesouro), verifique se compreendeu bem a descrição e peça-lhe que preste atenção ao comportamento descrito na carta durante todo o dia. À noite, pergunte como correu a experiência. Vai ajudá-lo a tornar-se mais consciente do próprio comportamento e também a ficar mais atento ao comportamento dos outros.

#3: Frases e emoções

Encontre uma frase que a criança possa decorar com facilidade — por exemplo, “Gosto de brincar com bonecos!” e peça-lhe que leia com emoções diferentes: feliz, zangado, aborrecido.... Comece devagar e pense em como pode tornar o exercício ainda mais desafiante. Por exemplo, por cada emoção bem interpretada um jogador recebe um ponto/estrela/flor, etc. No final, quem terá mais estrelas, a mãe, o pai ou o filho? 

#4: De que cor...?

À noite, pergunte de que cor foi o dia do seu filho. Não parece fazer sentido, mas ajuda a avaliar o que aconteceu durante o dia noutro formato — sem ser 'bom' ou 'interessante', mas, por exemplo, em 'azul', 'cor-de-rosa' ou até 'arco-íris'. Todos queremos que os nossos filhos não pensem apenas de acordo com o formato já pré-definido e evidente, certo? O tal 'fora da caixa' que depois tentamos desenvolver quando já somos crescidos... No outro dia a minha filha sugeriu um novo exercício — avaliar o dia com uma forma. Ontem o seu dia foi quadrado, rectangular ou redondo?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório