Meteorologia

  • 16 DEZEMBRO 2019
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 14º

Edição

Quatro dicas para se livrar do medo. Respire e liberte-se

O medo é um sentimento inerente e natural no ser humano. Sobretudo quando se encontra perante uma situação nova e desconhecida, mas nada tema! Siga estas quatro dicas para superar aqueles momentos mais difíceis.

Quatro dicas para se livrar do medo. Respire e liberte-se

Apesar de ser algo comum, é importante saber como lidar com o medo e com o sentimento de insegurança que provoca, para que esta emoção não seja um impeditivo na hora de tomar decisões e viver a sua vida tranquilamente.

Mas como lidar com o medo?

Segundo a psicoterapeuta e líder-coach Maura de Albanesi, em declarações à revista Terra, os medos mais introspectivos são aqueles que paralisam a alma e carregam consigo uma consequência. “Um exemplo disso é quando a pessoa tem medo do novo e de ficar sem dinheiro e, com isso, permanece num trabalho, mesmo que não goste”, explica.

Para a psicoterapeuta, o medo é a falta de confiança em si mesmo para realizar algo. “É quando não sabemos que somos bons o suficiente para lidar com alguma coisa; quando falta firmeza em saber que vamos dar conta de qualquer situação”, refere.

Para ajudar nesse processo de superação do medo, a psicoterapeuta apresentou quatro dicas que deve seguir quando sentir medo:

Não pense em excesso

Para Maura de Albanesi, o medo paralisa-nos pela análise exacerbada e catastrofização de previsões que não fazem sentido. Como tal, é essencial parar de pensar e começar a agir independentemente do resultado final.

Respire

Os sintomas físicos do medo, como palpitações no coração e respiração acelerada, significam que algo está errado com a cabeça. E como resolver isso? “Respire fundo e foque-se novamente na sua verdade e no cuidado real que a situação exige, para buscar a ação devida”, recomenda.

Confie em si

“O medo é perspicaz em trazer a sensação de fraqueza, como o questionamento de que não é bom suficientemente para determinada coisa”. Isso, de acordo com a especialista, são impressões que demos ao nosso inconsciente e que são diariamente fortalecidas pela mente consciente. “Reprograme-se. Torne-se a chave! Ninguém — nem nada — pode fazer sentir-se inferior a não ser você mesmo!”.

Aceite o medo

Há várias situações nas quais qualquer pessoa sentiria algum medo e isso não é motivo para ter vergonha. Há um instinto natural no ser humano para se auto proteger. Como lidar com isso? “Aceite o medo como uma defesa natural e transforme a proteção em atos de coragem. O grande benefício do medo é usá-lo como exímio sinalizador que aponta o caminho do sucesso recheado com atos de coragem”, finaliza.

Colocando em prática essas dicas no dia a dia será muito mais fácil lidar e vencer o medo.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório