Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

O seu metabolismo é lento ou acelerado? Descubra já!

Sabe como funciona o metabolismo?

O seu metabolismo é lento ou acelerado? Descubra já!

O metabolismo é o conjunto de reações químicas que ocorrem no nosso corpo para gerar a energia de que necessita para funcionar. Já a quantidade de energia necessária diariamente varia de pessoa para pessoa, dependendo de fatores genéticos e do nível de atividade física, como explica um artigo divulgado pela revista Terra.

Aqueles que têm um comportamento mais sedentário, por exemplo, possuem um metabolismo mais lento, comparativamente aos mais ativos.

Adicionalmente, fatores como a idade e o género também influenciam o funcionamento do metabolismo. À partida os homens queimam mais calorias do que as mulheres, e os jovens têm um metabolismo mais acelerado do que adultos com mais de 30 anos de idade.

Mas afinal, o que significa ter um metabolismo rápido ou um metabolismo lento?

Segundo a endocrinologista Rosália Padovani, em declarações à mesma publicação, o metabolismo lento pode ser caracterizado como a demora do organismo para transformar as calorias em energia. Ou seja, esses indivíduos normalmente aumentam de peso com mais facilidade.

Além da genética, uma série de fatores podem desencadear essa tendência, como o hipotireoidismo, diabetes, má alimentação, stress e desequilíbrio hormonal.

“Os possíveis sintomas do metabolismo lento consistem em dificuldades em emagrecer ou facilidade para ganhar peso, fadiga, cansaço, desânimo, sonolência, inchaço, tendência à prisão de ventre e depressão”, explica a especialista.

Já aqueles que possuem o metabolismo mais acelerado queimam as calorias a uma maior velocidade, concentrando menos gordura no corpo. “Nesse caso, os principais sinais são a facilidade na perda de peso ou dificuldade para ganhar peso, aumento do apetite e, em casos mais extremos, diarreia, suor excessivo, ansiedade, nervosismo, insónias e taquicardia”.

Especialista dá cinco dicas para ter um metabolismo saudável

- Consuma alimentos termogénicos como pimenta, canela, gengibre e chá verde;

- Não salte refeições e não deixe passar mais de três horas sem se alimentar;

- Faça exercício físico regularmente;

- Combine exercícios aeróbicos que gastam calorias com musculação, de modo a aumentar a massa magra e muscular. Pessoas com elevados níveis de massa muscular têm um metabolismo basal mais acelerado;

- Beba bastante água.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório