Quer esteja atarefado no trabalho, a estudar ou a viajar, saltar uma refeição é algo que pode acontecer facilmente.
Todavia, não comer uma refeição pode afetar negativamente os níveis de energia e consequente fazer com que se sinta menos focado, tornando por sua vez o raciocínio mais lento.
De facto, saltar o almoço pode ser uma ação muito mais prejudicial para a saúde do que imagina.
Em declarações exclusivas ao jornal britânico The Sun, a médica e dietista londrina Sophie Medlin, revelou o porquê de não ingerir uma refeição ser tão nocivo para o organismo.
“Saltar qualquer refeição pode afetar os níveis de energia e o raciocínio”.
“Mas não almoçar em específico significa que não beneficia de um terço das vitaminas e minerais que em média essa refeição fornece”, explica.
“Se faz isso regularmente, então está muito provavelmente com níveis deficitários de certos nutrientes no organismo”.
A dietista explica ainda que é compreensível que muitos indivíduos pensem que saltar refeições é um bom método para perder peso, mas tal não é de todo o caso.
Segundo o Sistema Nacional de Saúde Britânico (NHS) optar por não ingerir as refeições determinadas pode resultar em cansaço crónico, quando essa prática é regular.
Mais ainda, o péssimo hábito faz com que essas pessoas tenham índices deficitários de certos nutrientes, enfraquecendo o seu sistema imunitário e deixando-as mais propícias a contraírem todo o tipo de doenças.
Mas as más notícias não acabam aqui. Se deseja perder peso, saltar refeições só fará com que eventualmente sinta mais fome e tenha vontade de ingerir alimentos ricos em gordura e açúcar.