Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 22º

Sim, o sexo pela manhã é melhor (e o hálito não é desculpa)

Até pode não ter tempo ou estar cheio de sono, mas não há dúvida o sexo é melhor pela manhã e o corpo está mais disposto logo nas primeiras horas do dia – quem o diz? A ciência.

Sim, o sexo pela manhã é melhor (e o hálito não é desculpa)
Notícias ao Minuto

09:00 - 21/02/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Manhãs 'quentes'

A maioria dos indivíduos opta por ter relações sexuais à noite, um costume que não só nos tira tempo de descanso assim como prejudica o desejo sexual, conforme revela uma reportagem divulgada pelo El País. Ao invés, o sexo pela manhã tem a capacidade de melhorar o nosso ânimo logo ao despertar, como tem uma série de efeitos positivos para a saúde física e psicológica.

Segundo Carlos San Martín Blanco, coordenador Nacional do Grupo de Trabalho de Sexologia da Sociedade Espanhola de Médicos de Atenção Primária (SEMERGEN): “Apesar de culturalmente a prática de relações sexuais costumar ser mais habitual à noite, esse momento do dia não é exatamente o mais indicado”. As razões, diz, são óbvias: “O cansaço acumulado do dia e a expectativa de acordar cedo no dia seguinte”. E afirma que o momento de despertar, na primeira hora da manhã, é mais adequado.

As hormonas sexuais aumentam pela manhã

Sim, a manhã é mais adequada para o sexo fisiologicamente falando. “É quando atingimos os níveis mais altos de hormonas diretamente envolvidos no desejo e rendimento sexual, como a testosterona, o estrógenio e a oxitocina". Uma questão nada desprezível, já que o aumento da testosterona, segundo estudos, melhora tanto a libido como a ereção masculina. E o estrógenio, na verdade o estradiol, favorece o desejo e o comportamento sexual das mulheres.

“Em outros momentos do dia, sobretudo a partir do meio da tarde, os níveis dessas hormonas decaem de acordo com o ritmo circadiano”, esclarece o especialista. Isso significa que, apesar de “fisiologicamente conseguirmos responder perfeitamente, não estamos em condições ideais”. E tudo isso se soma ao facto de que “o cansaço derivado de nossas atividades diárias pode influir no rendimento físico de nossa resposta sexual”.

Diminui o stress e favorece a saúde cardiovascular

Outra questão a ter em conta é que uma sessão de sexo matinal funciona como um ansiolítico natural, afirma a sexóloga Laura Marcilla: “Ajuda a diminuir o stress”.

O stress e a ansiedade são fatores que desencadeiam doenças como a obesidade, razão pela qual um estudo realizado pelo The Rockefeller University de Nova Iorque, nos Estados Unidos, concluiu que “a capacidade de aplicar sistemas de recompensa diante do stress pode ser explorado como um meio de reduzir a contribuição do stress vital para a epidemia de obesidade e outros transtornos relacionados a ele”. E um desses sistemas de recompensa pode ser o sexo.

Além disso, lembra Laura Marcilla, “o sexo é um bom mecanismo para libertar endorfinas —como a dopamina e a ocitocina— que nos ajudam a sentir felizes, relaxados e unidos ao nosso parceiro ou parceira”. Apesar de este benefício poder ser obtido a qualquer hora do dia, a diferença de praticar durante a manhã ou à tarde é que “o aumento da primeira hora é mais efetivo para enfrentar os conflitos que podem surgir ao longo do dia”, afirma a especialista.

E você já 'treinou'?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório