Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Meia hora deste treino de manhã “tão eficaz como drogas para hipertensão"

Caminhar por 30 minutos de manhã é “tão eficaz como drogas para tratar a hipertensão”, revela uma nova pesquisa.

Meia hora deste treino de manhã “tão eficaz como drogas para hipertensão"
Notícias ao Minuto

10:00 - 21/02/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Deixe arder

O médico Michael Wheeler, da Universidade de Western Australia, disse em entrevista para o jornal britânico The Guardian que a redução dos níveis de pressão alta era a mesma entre os indivíduos que caminhavam regularmente, comparativamente àqueles que optavam por tomar medicação para hipertensos.

“30 minutos de caminhada moderada de manhã, diariamente, pode ser tão efetivo como tomar drogas destinadas a diminuir os índices de pressão alta”, sugere a nova pesquisa.

Os especialistas apuraram que um momento curto e leve de atividade logo pela manhã tem um efeito protetor para o organismo pelo resto do dia.

Para efeitos daquela pesquisa, uma equipa de investigadores daquela instituição de ensino superior australiana seguiu 67 indivíduos obesos de idade avançada, e concluíram que apenas 30 minutos a andar a um ritmo moderado no inicio da jornada ajudava a reduzir os níveis de tensão arterial pelo resto do dia.

O líder do estudo, o médico, professor e investigador Michael Wheeler, disse: “Tanto para homens como mulheres, a magnitude da redução em média da pressão arterial sistólica após o exercício alcançou os mesmos efeitos positivos do que drogas destinadas para hipertensos, tomadas para reduzir o risco de morte por doença cardíaca e enfarte”.

A pressão alta é apelidada pela comunidade médica como ‘assassino silencioso’, já que a maioria dos sintomas não são aparentes até ser tarde demais.

A taxa de prevalência da hipertensão arterial em Portugal situa-se nos 26,9%, sendo mais elevada no sexo feminino (29,5%) do que no masculino (23,9%), revela o estudo ‘A Hipertensão Arterial em Portugal 2013’ elaborado no âmbito do trabalho desenvolvido pelo Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares, da Direção-Geral da Saúde (DGS). 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório