Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

‘Tejo a Copo 2019’ junta vinhos e gastronomia

Estamos a menos de um mês do ‘Tejo a Copo 2019’, evento organizado pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo para promover os Vinhos do Tejo no seu habitat, a gastronomia da região e também o seu património territorial e cultural.

‘Tejo a Copo 2019’ junta vinhos e gastronomia
Notícias ao Minuto

21:18 - 20/02/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Bom garfo

Esta é a segunda edição – a primeira foi em 2017 – e acontece no sábado, dia 9 de março, entre as 15h e as 21h, no Convento de São Francisco, em Santarém, a ‘Capital do Gótico’ e o ‘Melhor Destino Gastronómico’, segundo os recentemente anunciados 'Óscares do Vinho'.

No ‘Tejo a Copo 2019’ vão participar cerca de vinte produtores e dois restaurantes. A entrada é livre e o copo de prova custa €3,00.

Os produtores presentes vêm dos vários cantos da região do Tejo, conseguindo-se assim uma oferta mais alargada, reflectida nos vinhos. Desde os brancos, mais frutados combinados com aromas florais, aos tintos, dotados de maior complexidade e com boa presença de fruta vermelha, passando pelos rosés, os frisantes e espumantes, mas também os licorosos e colheitas tardias. A variedade envolve, ainda, o clima moderado e, claro, os três tipos de solo: o Bairro, mais indicado para as castas tintas; o Campo, mais propício para as variedades de uvas brancas; e a Charneca, com os seus solos arenosos, mais abrangente no que toca à produção quer de brancos quer de tintos.

Às 16h30 vai haver uma prova de vinhos comentada pelo jornalista e crítico Fernando Melo. A inscrição é gratuita, mas obrigatória e feita no local, por ordem de chegada. A prova versa vinhos feitos com Fernão Pires, a casta mais expressiva do Tejo. Representa, actualmente, 30% do encepamento total, ou seja, 3.750 num total de 12.500 hectares de vinha nesta região vitivinícola. A finalidade deste momento alto do ‘Tejo a Copo’ é dar a conhecer o seu potencial, quer em monocastas, quer em blends, com destaque para o equilíbrio e elegância que lhe estão associados.

Roteiro cultural e gastronómico

Vão estar reunidas as condições para, com tempo, explorar a região e as suas adegas, uma vez que o enoturismo tem ganho cada vez mais adeptos, quer por parte de enófilos, quer de curiosos. 

Conheça a sua História ao vivo através da visita aos monumentos de Santarém, a 'Capital do Gótico', e de Tomar, a 'Cidade dos Templários', as principais portas de entrada deste roteiro carregado de cultura e lazer. Integre as salinas de Rio Maior neste percurso, bem como a Golegã, a 'Capital do Cavalo'. 

Planeie um itinerário gastronómico, para desfrutar de uma cozinha riquíssima, com a Sopa da Pedra de Almeirim, a Açorda de sável, o Achigã grelhado, o Ensopado de enguias, o Arroz de lampreia, a Fataça na telha, o Torricado, o Magusto, o Cabrito assado, a Cachola de porco; e parta para a sobremesa, com as Tijeladas e a Palha de Abrantes, os Quadradinhos de Alpiarça, as Fatias de Tomar, os Pampilhos ou os figos de Torres Novas. Harmonize cada refeição com os néctares deste ‘Tejo a Copo’. 

Aproveite para pernoitar nesta região, onde a aposta forte nas unidades hoteleiras tem reservado boas surpresas!

TEJO A COPO 2019 (2.ª Edição):

Data: Sábado, dia 9 março de 2019;

Horário: Das 15h às 21h;

Local: Convento de São Francisco, Santarém;

Morada: Rua 31 de Janeiro, 2025-579 Santarém;

Bilhetes: Entrada livre;

Preço do Copo: €3,00. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório