Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Baixa o colesterol, emagrece e protege o cérebro: 10 benefícios da chia

As sementes de chia controlam a fome, regulam o colesterol e aindam reduzem os níveis de açúcar no sangue. E você, já começou a adicionar esta semente milagrosa às suas refeições?

Baixa o colesterol, emagrece e protege o cérebro: 10 benefícios da chia

A chia é uma planta herbácea da família das lamiáceas, originária do México, as suas sementes já eram utilizadas como alimento pelos povos das civilizações da América Central há muitos séculos.

A importância do consumo desta semente tem sido reforçada por especialistas em nutrição humana, uma vez que nela são encontrados ácidos graxos poli-insaturados essenciais, fibras, proteínas e outros nutrientes vitais.

Entenda como consumir apenas 25 gramas por dia destas sementes pode fortalecer o seu organismo e sistema imunitário, adicione-as a iogurtes, batidos, na sopa ou saladas e desfrute.

Benefícios da chia

1. Ajuda a emagrecer

Um dos motivos que fazem da chia uma grande aliada na perda de peso está na sensação de saciedade que a semente proporciona. Suas fibras têm a capacidade de absorver muita água, transformando-as numa espécie de gel que enche o estômago, o que consequentemente, acarreta um menor consumo de alimentos.

2. Previne e controla o diabetes

Por conter fibras e aumentar o tempo de libertação da glucose, a chia contribui para a prevenção da diabetes tipo 2, evitando assim a resistência à insulina.

3. Previne doenças cardiovasculares

O consumo regular de chia previne enfartes, derrames e hipertensão, devido a ser uma fonte rica de ómega 3. Esse ácido graxo reduz a formação de coágulos sanguíneos e arritmias, além de diminuir o colesterol circulante no sangue. Além disso, o ómega-3 ajuda na regulação da pressão dos vasos sanguíneos, uma vez que aumenta a fluidez sanguínea, evitando assim, o aumento da pressão arterial.

4. Regula o colesterol

De toda gordura que compõe a chia, aproximadamente 77% são formados por ácidos graxos, ómega 3 e ómega 6. Essas gorduras são responsáveis por diminuir o colesterol mau (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), além de baixar os triglicéridos na corrente sanguínea.

5. Fonte de cálcio

A chia está repleta de cálcio, sendo assim uma alternativa para indivíduos que têm intolerância à lactose, necessitando de fontes alternativas desse mineral.

6. Efeito desintoxicante

Os antioxidantes que compõe a chia são responsáveis por auxiliar na desintoxicação do fígado, além de impedirem a formação de radicais livres que agem destruindo as membranas celulares e desencadeando o processo de envelhecimento.

7. Protege o cérebro

Favorece as ligações cognitivas no cérebro. Muitos estudos relacionam os ácidos linoleico e alfa-linolênico presentes na semente de chia com a formação das membranas celulares, as funções cerebrais e a transmissão de impulsos nervosos.

8. Pele e cabelos mais bonitos

Rica em vitamina A, este nutriente age como antioxidante contra os radicais livres e também auxilia na redução do acne e prevenção da secura da pele. A semente também contém vitamina B2, importante para uma ótima saúde da pele, unhas e cabelo.

9. Efeito anticelulite

Muitos estudos têm relacionado o consumo desse de ómega-3 com a diminuição da inflamação cutânea mais comummente conhecida por celulite.

10. Fortalece a imunidade

Por conter minerais como o selénio e zinco, que auxiliam o sistema imunitário, a chia é importante para reforçar as defesas, diminuindo assim a incidência de doenças como gripes, constipações e processos infecciosos. Adicionalmenye, por ter nutrientes como o fósforo, manganês, cálcio, potássio e sódio, a semente é indispensável para a manutenção da integridade e saúde das células.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório