O cancro da boca é a variante da doença que acomete a cavidade bucal e os lábios, segundo informações disponibilizadas no site da organização Oncoguia.
"As regiões mais afetadas são a parte posterior da língua, o assoalho bucal, as bochechas, as gengivas, o céu da boca e a região de trígono retromolar, aquela que fica atrás dos dentes molares", explica Carina Esteves Duarte, cirurgiã-dentista de pacientes oncológicos no Hospital do Coração de São Paulo (HcorOnco), no Brasil e doutora em patologia e estomatologia.
Doença silenciosa
Os sintomas do cancro da boca são geral e perigosamente subtis.
Sendo infelizmente comum que a doença seja detetada num estágio avançado, segundo Carina. "Provavelmente por ser indolor e pela falta de informação, as pessoas demoram mais para procurar um profissional", conta.
Atenção aos sintomas
Eis de acordo com a médica sete sintomas do cancro da boca que não podem ser ignorados de forma alguma:
Ferida que não cicatriza em duas semanas
É comum não dar atenção, achando que é apenas uma afta insistente, mas qualquer lesão desse tipo que não se cure após 14 dias é um sintoma de cancro.
Aumento do volume da gengiva ou da língua
Não é da natureza da gengiva ou da língua aumentar de volume sem motivo aparente. Se tal ocorrer procure de imediato um especialista
Hemorragia súbita nos lábios ou na boca
Todo sangramento deve ser investigado. "Muitos estão relacionados a lesões benignas, por isso a avaliação clínica é necessária para um melhor diagnóstico", alerta Carina. "A maioria dos sangramentos de gengiva está relacionado com gengivites e periodontites, mas isso tem que ser confirmado por um médico". A especialista destaca as placas esbranquiçadas ou avermelhadas, assim como as manchas enegrecidas, como sinais de alerta para o tumor que se forma na boca. São lesões pequenas: normalmente têm entre 0,5 cm e 1,5 cm de extensão.
Mancha branca e/ou úlcera no lábio
São sintomas de cancro específico nos lábios manchas brancas e úlceras. É importante verificar rapidamente se é uma lesão cancerígena, para iniciar o tratamento e evitar a metástase (a migração) para outras partes da boca.
Nódulos na boca e/ou no pescoço
Caroços são sintomáticos para o cancro como um todo. Quando localizados em algum lugar da boca ou do pescoço são sintomáticos de cancro bucal.
Desconforto no uso de próteses que já eram usadas
As próteses dentárias são feitas sob medida e daí devem ser confortáveis. O normal é que não cause dores e só seja trocada caso se parta ou sofra um desgaste grande com o passar dos anos. Se algo começar a provocar incómodo, deverá recorrer a um médico dentista para entender o que se passa – poderá tratar-se de um tumor em formação nessa zona que está a provocar a dor inusitada.