Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Colesterol elevado 'alimenta' cancro da mama

A pesquisa sugere que o uso de medicamentos que diminuem o nível de colesterol – as chamadas estatinas – pode prevenir tumores.

Colesterol elevado 'alimenta' cancro da mama
Notícias ao Minuto

16:00 - 18/02/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Doença

O trabalho, que foi publicado no periódico científico Science, e divulgado pela BBC, ajuda a explicar por que a obesidade é um dos principais fatores de risco do aparecimento de cancro da mama.

Todavia, as organizações que trabalham para a consciencialização e combate de tumores mamários alertam que ainda é muito cedo para recomendar o uso de estatinas na prevenção da doença ainda tantas vezes fatal.

Uma questão de hormonas

A obesidade já é considerada um fator de risco em diversos outros tipos de cancro, como do intestino e útero. Já que a gordura em excesso acumulada faz com que o corpo produza mais hormonas como o estrogénio, o que pode facilitar a disseminação de tumores.

O colesterol é 'quebrado' pelo corpo com um subproduto denominado de 27HC, que tem o mesmo efeito do estrogénio.

Pesquisas realizadas com camundongos por cientistas do Duke University Medical Centre, nos Estados Unidos, demonstraram que dietas ricas em colesterol e gordura aumentam os níveis de 27HC no sangue, provocando tumores 30% maiores, comparativamente a animais que foram alimentados com uma dieta dita regular.

Nos roedores que adotaram uma dieta rica em gordura, os tumores também se espalharam com maior frequência. Testes feitos com tecidos humanos contaminados com cancro da mama também cresceram mais rapidamente quando injetados com 27HC.

"Vários estudos mostraram que há uma conexão entre obesidade e cancro da mama, e mais especificamente que o colesterol elevado está associado ao risco de desenvolvimento deste tumor, mas nenhum mecanismo foi identificado", afirma o investigador Donald McDonnell, que liderou o estudo.

"Descobrimos que uma molécula, não o próprio colesterol, mas um subproduto abundante do colesterol, chamado 27HC, que imita a hormona do estrogénio e consegue de forma independente provocar o crescimento do cancro da mama”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório