Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Síndrome do zumbido: "Estou há 5 anos sem saber o que é silêncio"

Imagine que escuta dia e noite um zumbido incessante nos ouvidos e na sua cabeça, como um rádio que não está sintonizado. "Estou há cinco anos sem saber o que é silêncio", revela Natalie Lue à BBC.

Síndrome do zumbido: "Estou há 5 anos sem saber o que é silêncio"
Notícias ao Minuto

14:30 - 18/02/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Acufeno

Acufeno é o nome que se dá quando uma pessoa escuta sons provenientes do próprio corpo, e não de uma fonte externa.

"Mesmo quando o meu acufeno está leve, bem distante do nível que pode alcançar nos piores momentos, continuo a ouvir um ruído de baixa frequência", lamenta Natalie.

Sintomas do acufeno

Segundo a BBC News, o acufeno pode afetar qualquer pessoa, mas é mais frequente entre indivíduos com mais de 65 anos.

Frequentemente, quem sofre de acufeno diz escutar um "zumbido nos ouvidos", mas o som pode variar entre assobios, rugidos, cliques e sussurros.

Lue diz que escuta todo o tipo de sons e que estes se tornam mais intensos conforme o seu estado emocional.

"Para mim, o maior desencadeador é o stress. Quando estou demasiado stressada ou ansiosa o meu acufeno agrava-se bastante”.

O que provoca o acufeno

Segundo a Clínica Mayo e o Serviço Nacional de Saúde Britânico (NHS), há várias causas que podem provocar ou agravar o acufeno. Por vezes, ocorre devido a danos nas células do ouvido interno.

Os cílios são como micropelos, muito delicados e que se movem dentro do ouvido em reação à pressão das ondas sonoras. O cérebro interpreta esses sinais como sons. Se os cílios se dobram ou se rompem, podem criar um fluxo de impulsos elétricos sem que realmente haja um som.

Mas geralmente as causas do acufeno são as seguintes: exposição a sons altos; perdas auditivas; danos na cabeça; infeção auditiva; efeito secundário de meditação e stress.

Adicionalmente, a causa do acufeno pode ter a ver com transtornos crónicos de saúde e lesões ou doenças que afetam os nervos do ouvido interno ou o centro auditivo do cérebro.

Prevenção e tratamento do acufeno

Todos podemos experienciar períodos curtos de acufeno, segundo o NHS, especialmente depois de ir a um concerto ou a uma discoteca, por exemplo. A exposição a sons altos é um dos desencadeadores, assim como o stress - como ocorre com Natalie Lue.

Outras formas de prevenir o acufeno consistem em usar proteção auditiva em lugares com ruídos fortes, não abusar do volume com que se ouve música ou se vê um filme, e manter uma boa capacidade cardiovascular, pois o acufeno pode ocorrer por uma deficiência no funcionamento dos vasos sanguíneos.

Não há um meio único de tratá-lo, mas os médicos costumam recomendar terapia sonora, terapia cognitivo-comportamental, ou terapia de retreino do acufeno.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório