Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

"Correria infernal" dos pais cria filhos stressados

O pediatra Mário Cordeiro convida os pais de hoje em dia a refletir sobre a "correria infernal sem destino", que tem como consequência filhos 'stressados', e pede mudanças simples para melhorar a qualidade de vida.

"Correria infernal" dos pais cria filhos stressados
Notícias ao Minuto

12:00 - 16/02/19 por Lusa

Lifestyle Mário Cordeiro

"Pais Apressados, Filhos Stressados" é o título do novo livro de Mário Cordeiro, obra que é apresentada na segunda-feira em Lisboa e que se debruça sobre a pressa e o 'stress' parental.

"A vida quotidiana é uma pressão enorme e o que pretendo com este livro é, exatamente, estimular a pensar. Não é mudar o mundo e implodir o que está feito, mas pedir, quase rogar, que os pais parem para pensar, vejam se têm graus de liberdade para mudar a sua vida, porventura em coisa singelas e que não consomem muito tempo", explica Mário Cordeiro à agência Lusa.

Para a sociedade em geral, o livro apela também para uma reflexão sobre o tempo, porque o pediatra considera que todos andam a "rosnar e de garras de fora".

Uma das questões deixadas na obra, em jeito de desafio, é testar a capacidade de estar "uma hora sem ecrãs", não contando o tempo de sono.

"Excluamos o tempo de dormir e o de trabalho e vejamos, das horas que restam, quantas passamos com um ecrã à frente (...) Parece canja, mas ficar sem SMS, telefonemas, e-mail, 'tweets', redes sociais... sem sequer olhar para ver 'se já chegou alguma coisa', vai ser muito difícil", escreve Mário Cordeiro.

O pediatra compara a vida atual e a sua relação com o tempo com a escravatura: "O escravo (...) não tinha vida própria, vontade própria e tempo próprio", aludindo desta forma à atitude de cobrança para uma disponibilidade permanente através do telefone ou das redes sociais.

Mário Cordeiro entende que deve haver coragem para "afastar a pressão de estar sempre" comunicável, sob pena de fazer sofrer os filhos, que estão "expostos ao comportamento dos pais, como que a radiações".

O livro sugere ainda que a hora das refeições seja "um momento sagrado, ritualizado, partilhado".

"Mesmo atendendo ao ritmo de vida das atuais famílias --- e do qual estou bem ciente, podem crer, pelo que não pretendo estar aqui com moralismos de pacotilha ---, é possível criar o hábito de fazer pelo menos uma refeição por dia em conjunto, com calma, e pelo menos uma mensal de toda a família. O homem é um animal gregário e necessita de o ser. Querer contrariar isso é condená-lo ao fracasso. Não é só o corpo que precisa de alimento", escreve o autor, que é pediatra e autor de várias obras sobre a infância e a adolescência, além de pai e avô.

Sobre a falta de tempo de pais e famílias, Mário Cordeiro considera que pode induzir 'stress' nas crianças e uma "rapidez maior do que a que o ser humano consegue absorver e metabolizar".

"As crianças não estão, ainda, habituadas a tanto 'stress', rapidez, aceleração e, sobretudo, à ausência de ritmos calmos, de lazer", defende à agência Lusa.

"Ser e estar" em vez de "fazer e ter" é o que advoga o pediatra, para quem viver é fruir, é ter contactos pessoais, é ver o outro com empatia, é ter "o prazer de contemplar", observar e interagir.

O pediatra considera que não são apenas os pais que têm de se interrogar "para onde vão" na "correria infernal sem destino aparentemente nenhum".

"Tem um misto de intervenção pessoal e de intervenção estatal e laboral", responde à Lusa, sublinhando a necessidade de políticas "integrais para a infância e para a família".

Não se trata de inventar a pólvora, refere Mário Cordeiro, mas antes de olhar para exemplos do que já foi feitos nalguns países nórdicos, além de pensar que "o tempo é escasso e finito".

"Não somos deuses", afirma o pediatra, que constata que atualmente se vive com uma atitude de imortalidade e de que o dia tem 240 horas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório