Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Por que chego ao orgasmo sozinha, mas não com o meu parceiro?

Não se trata só de falta de comunicação, o stress pode ser também um dos motivos que faz com que tantas mulheres sejam incapazes de atingir o clímax durante a relação sexual.

Por que chego ao orgasmo sozinha, mas não com o meu parceiro?
Notícias ao Minuto

23:08 - 15/02/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Mulheres

Estima-se que seis em cada 10 mulheres tenham problemas em atingir o orgasmo nas relações sexuais com seus parceiros. Um valor muito menor no caso dos homens (20%), segundo uma pesquisa realizada pela marca de preservativos Control.

Contudo tal não significa que 60% das mulheres não consigam experienciar orgasmos, pelo contrário. De acordo com a psicóloga e sexóloga Ruth González Pérez, em declarações ao El País, “é bastante comum que elas possam chegar ao clímax sozinhas”. Mas, afinal, por que não conseguem com o parceiro?

A principal chave desse problema, diz a especialista, é bastante simples. “O nosso modelo sexual é baseado na penetração e isso não favorece o orgasmo da mulher, que precisa da estimulação do clitóris para consegui-lo”, afirma. “Mais ainda, ela necessita de estar tranquila e sem preocupações para poder se deixar levar e se concentrar nas sensações que propiciam o orgasmo”.

Relaxar não é tão simples, considerando nosso ritmo de vida atual e o stress envolvido — que é geralmente maior nas mulheres porque, além das responsabilidades do trabalho, tendem a se encarregar de mais tarefas no domínio familiar e pessoal, o que inevitavelmente traz consequências. Tudo isso pode fazer com que as mulheres estejam mais dispersas nos encontros sexuais e tenham maior dificuldade em atingir o clímax, refere a sexóloga.

No entanto, “quando estamos sozinhas e sabemos do que gostamos, e como gostamos, relaxamos e não temos problema em focar-nos no nosso corpo e a estimulá-lo”, diz González.

A boa notícia: se atinge o orgasmo sozinha, tem um bom ponto de partida para consegui-lo com o parceiro porque pelo menos sabe ‘como e onde’. É tudo uma questão de compartilhar essas indicações com carinho com o parceiro. “Ao fazer um trabalho de autoconhecimento para aprender a gostar de você mesma, poderá depois guiar outras pessoas”, afirma a especialista. “O caminho fica muito mais fácil e efetivo.”

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório