Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

O poder da banana. Entenda como o fruto reduz ansiedade e ajuda a dormir

Sente-se stressado? Coma banana e relaxe.

O poder da banana. Entenda como o fruto reduz ansiedade e ajuda a dormir

A banana é uma fruta que oferece inúmeros benefícios para a saúde, uma vez que é rica em fibra, potássio, vitaminas A, B6 e C. O alto teor de fibras solúveis, torna-a um alimento extremamente saciante e, sim, é um dos alimentos mais recomendados para ser ingerido à noite.

Trata-se de uma fruta especialmente vantajosa para quem treina ou pratica desporto e pretende ganhar massa muscular. De acordo com a nutróloga Bárbara de Almeida, do site Mania de uma Dentista, quando dormimos dá-se um aumento na libertação da hormona do crescimento e síntese proteica. Logo, para termos uma noite de sono satisfatória, capaz de ajudar na recuperação muscular, além do aumento da massa muscular, os benefícios da fruta são necessários para ajudar nesta fase.

A banana é ainda rica em triptofano, um percursor da serotonina que ajuda na regulação do sono, a fruta reduz igualmente a ansiedade causada provocada pelo stress, propiciando assim uma ótima noite de sono.

Adicionalmente, a vitamina B6 (piridoxina) presente na banana, tem um papel importante no metabolismo dos hidratos de carbono, gorduras e proteínas, e é essencial para o funcionamento das vias responsáveis pela síntese de serotonina e sua ação celular. Consequentemente, a vitamina B6 pode ajudar a prevenir as insónias.

Já sabe, se sentir aquele ‘ratinho’ à noite opte por uma banana – e bons sonhos!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório