Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Espelho meu: Cinco segredos para uma pele resplandecente

Todos os dias a pele sofre com agressões externas como a poluição, sujidade, células mortas e maquilhagem, mas ainda assim é possível manter uma tez bela e jovem – saiba como.

Espelho meu: Cinco segredos para uma pele resplandecente
Notícias ao Minuto

16:00 - 15/02/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Beleza

Esses agentes externos são responsáveis por uma série de condições dermatológicas, incluindo algumas formas de dermatite, manchas e acne.

Como tal, fazer regularmente uma limpeza facial ajuda a corrigir alguns problemas, incluindo o de oleosidade, que promove o crescimento de cravos e borbulhas, para além de deixar os poros visíveis.

Todavia, existem alguns segredos que os dermatologistas guardam que podem fazer toda a diferença no cuidado da pele… descubra quais, segundo informações da publicação Diário de Biologia.

1. Limpeza e tonificação

A maioria dos problemas de pele são provocados pela obstrução dos poros, seja pelo uso de maquilhagem ou exposição à poluição. Logo, o ideal é limpar o rosto pelo menos duas vezes por dia – nomeadamente de manhã e à noite. Deverá antes de enxaguar o rosto utilizar um produto para remoção de resíduos e impurezas, como uma solução micelar.

Depois, opte por sabonetes faciais adequados ao seu tipo de pele. Apenas lavar o rosto não é suficiente, já que a sujidade restante será empurrada para dentro dos poros, obstruindo-os. Opte também pelos tónicos faciais de uso diário, que ajudarão a restaurar o pH da derme.

2. Hidratação

Até mesmo as peles oleosas necessitam de hidratação.

Existem inúmeros cremes faciais disponíveis no mercado, incluindo versões com proteção solar, de antienvelhecimento, com antioxidantes, vitaminas, de textura leve, cremosa para a pele seca, séruns e muitos outros. A aplicação de creme diária, de manhã e à noite, deve tornar-se um ritual obrigatório a partir dos 20 ou 30 anos de idade, para que possa combater de maneira eficaz os primeiros sinais de envelhecimento.

Convém ainda alertar que o consumo de cafeína deixa a pele extremamente seca, contribuindo para o aparecimento de rugas. Mas se não consegue deixar de beber café, preste apenas atenção para beber bastante água ao longo do dia, de modo a contrariar esses efeitos. Siga esta regra: por cada chávena de café, ingira dois copos grandes de água.

3. Máscaras naturais

Embora existam algumas máscaras económicas à venda, poderá encontrar a solução para os seus problemas na sua cozinha. Uma busca rápida pela Internet, disponibiliza uma série de receitas de máscaras naturais que podem ser feitas com aveia, mel, leite, óleo de coco e açúcar mascavado, por exemplo. 

4. Alimentos com vitamina A e zinco

Os níveis do organismo de vitamina A e zinco, podem ajudar imenso na manutenção da saúde da pele e a retardar o envelhecimento. Enquanto que a vitamina A é antioxidante, o zinco tem uma ação cicatrizante, ajudando na restauração das células da pele, reduzindo a produção de sebo e tem um efeito anti-inflamatório.

5. Tenha em atenção os 'velhos' inimigos da pele

Estamos a falar da exposição excessiva ao Sol e do consumo de tabaco.

Os radicais livres excessivos (moléculas de oxigénio) presentes nos raios UV emitidos pelo Sol causam lesões celulares. Quanto mais dano eles causam, maior a chance de desenvolvimento de rugas, doenças crónicas e outras doenças, inclusive cancro da pele.

Relativamente ao tabaco, pesquisas recentes mostram que a nicotina produz uma enzima que destrói as fibras que formam o colágenio, substância protéica das fibras da pele, que confere firmeza e juventude à derme.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório