Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Liberte-se do vício do tabaco em 5 passos fáceis, segundo especialista

Ao tocar das 12 badaladas que davam inicio ao novo ano de 2019, prometeu que ía deixar de fumar e infelizmente até agora ainda não conseguiu abandonar o vício? Não desespere...

Liberte-se do vício do tabaco em 5 passos fáceis, segundo especialista
Notícias ao Minuto

11:30 - 15/02/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Adeus cigarro

Largar o vício do cigarro não é algo fácil. Se tentou ou está a tentar então sabe exatamente do que estamos a falar. Trata-se de um tipo de dependência a qual o desmame envolve um longo e árduo processo, assim como qualquer outra droga.

A abstinência é a fase mais complicada, como é abordado numa reportagem divulgada pelo Jornal Ciência, já que se manifestam sintomas de irritabilidade, ansiedade, depressão, inquietação e mal-estar, bem como dores de cabeça e distúrbios do sono.

De acordo com o clínico geral Arthur Frazão deve seguir algumas medidas simples se pretende deixar de fumar e ser bem sucedido.

1º Defina quando você irá iniciar o processo

Estabeleça uma data: “a partir de semana que vem, iniciarei o processo para deixar de fumar”, ou “dia 10 fumarei o meu último cigarro”. Segundo o médico, o ideal é que esse prazo não seja maior do que 20 dias, se não, a decisão pode aparecer e desaparecer diversas vezes.

2º Retire toda a parafernália relacionada com cigarros de casa

Na véspera de iniciar o processo, livre-se de isqueiros, fósforos, cinzeiros, maços de cigarro ou qualquer outra coisa relacionada com o hábito.

3º Evite o cheiro do cigarro

Antes de iniciar o desmame, lave a roupa, lençóis, cortinas, toalhas ou qualquer outro objeto que possa estar impregnado com o cheiro de tabaco. Evite também locais frequentados por famadores, para que o cheiro não o faça vacilar.

4º Envolva a família e amigos no processo

Converse com eles e explique que pretende largar o vício, mas que precisa de ajuda. Lembre-os dos sintomas da abstinência e, mais importante que isso, peça-lhes para que não fumem perto de si.

5º Procure ajuda médica

Se achar necessário, pergunte a um médico sobre ansiolíticos naturais para ajudar no processo. Pode ser muito útil.

Iniciando o processo

 Distraia-se

O cérebro humano pode ser muito cruel quando se trata de abandonar um vício e a sua mente estará inicialmente fixada no cigarro. Sendo assim, o ideal é distraí-la, vá correr, ao cinema, lei-a ou pratique qualquer outra atividade que lhe dê prazer. Evite também consumir alimentos que normalmente lhe dariam vontade de fumar, como o café.

 – Coma

Coma, mas nada de comidas pesadas ou fast-food. Quando sentir vontade de fumar, opte por comer uma bolacha sem açúcar, beba um copo de água ou chá, mastigue um pedaço de gengibre ou beba um sumo natural.

Ajuda química

A abstinência é causada pela falta de nicotina no organismo, uma substância responsável por estimular a sensação de prazer. Sendo assim, nos primeiros dias, tente manter os níveis de nicotina no corpo, através de substitutos como pastilhas de nicotina, pastilhas, adesivos e spray nasal, que libertam a substância em níveis aceitáveis.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório