Largar o vício do cigarro não é algo fácil. Se tentou ou está a tentar então sabe exatamente do que estamos a falar. Trata-se de um tipo de dependência a qual o desmame envolve um longo e árduo processo, assim como qualquer outra droga.
A abstinência é a fase mais complicada, como é abordado numa reportagem divulgada pelo Jornal Ciência, já que se manifestam sintomas de irritabilidade, ansiedade, depressão, inquietação e mal-estar, bem como dores de cabeça e distúrbios do sono.
De acordo com o clínico geral Arthur Frazão deve seguir algumas medidas simples se pretende deixar de fumar e ser bem sucedido.
1º Defina quando você irá iniciar o processo
Estabeleça uma data: “a partir de semana que vem, iniciarei o processo para deixar de fumar”, ou “dia 10 fumarei o meu último cigarro”. Segundo o médico, o ideal é que esse prazo não seja maior do que 20 dias, se não, a decisão pode aparecer e desaparecer diversas vezes.
2º Retire toda a parafernália relacionada com cigarros de casa
Na véspera de iniciar o processo, livre-se de isqueiros, fósforos, cinzeiros, maços de cigarro ou qualquer outra coisa relacionada com o hábito.
3º Evite o cheiro do cigarro
Antes de iniciar o desmame, lave a roupa, lençóis, cortinas, toalhas ou qualquer outro objeto que possa estar impregnado com o cheiro de tabaco. Evite também locais frequentados por famadores, para que o cheiro não o faça vacilar.
4º Envolva a família e amigos no processo
Converse com eles e explique que pretende largar o vício, mas que precisa de ajuda. Lembre-os dos sintomas da abstinência e, mais importante que isso, peça-lhes para que não fumem perto de si.
5º Procure ajuda médica
Se achar necessário, pergunte a um médico sobre ansiolíticos naturais para ajudar no processo. Pode ser muito útil.
Iniciando o processo
– Distraia-se
O cérebro humano pode ser muito cruel quando se trata de abandonar um vício e a sua mente estará inicialmente fixada no cigarro. Sendo assim, o ideal é distraí-la, vá correr, ao cinema, lei-a ou pratique qualquer outra atividade que lhe dê prazer. Evite também consumir alimentos que normalmente lhe dariam vontade de fumar, como o café.
– Coma
Coma, mas nada de comidas pesadas ou fast-food. Quando sentir vontade de fumar, opte por comer uma bolacha sem açúcar, beba um copo de água ou chá, mastigue um pedaço de gengibre ou beba um sumo natural.
– Ajuda química
A abstinência é causada pela falta de nicotina no organismo, uma substância responsável por estimular a sensação de prazer. Sendo assim, nos primeiros dias, tente manter os níveis de nicotina no corpo, através de substitutos como pastilhas de nicotina, pastilhas, adesivos e spray nasal, que libertam a substância em níveis aceitáveis.