Vacina italiana consegue reduzir VIH em 90%

Pesquisa abre novas perspectivas para a cura da SIDA.

Vacina italiana consegue reduzir VIH em 90%

© iStock

Notícias ao Minuto
18/02/2019 08:00 ‧ 18/02/2019 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Revolução

Uma vacina terapêutica desenvolvida na Itália conseguiu reduzir em 90% a 'reserva' de vírus latente em pacientes contaminados com o VIH.

O estudo, conduzido pelo Centro de Pesquisas contra a SIDA do Instituto Superior de Saúde (ISS), órgão ligado ao governo italiano, foi publicado no periódico Frontiers in Immunology e abre novas perspectivas para a cura da doença.

"Os resultados abrem perspectivas para uma terapia capaz de controlar o vírus mesmo depois da suspensão dos remédios antirretrovirais. De tal modo, surgem oportunidades preciosas para a gestão clínica em longo prazo das pessoas com HIV, reduzindo a toxicidade associada aos remédios, melhorando a resposta à terapia e a qualidade de vida", diz Barbara Ensoli, diretora do Centro de Pesquisas contra a SIDA.

A vacina 'Tat' foi aplicada em pacientes de oito hospitais italianos e reduziu o reservatório de vihlatente em 90% num período de oito anos - o vírus latente, ou seja, que está inativo, não é afetado pelos medicamentos antirretrovirais.

"A cura da SIDA é uma prioridade absoluta da comunidade científica internacional", disse o ISS. Um estudo publicado em 2018 mostrou que a luta contra o VIH consumiu US$ 563 bilhões entre 2000 e 2015. (ANSA). 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas