Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Protetores solares em spray com substância cancerígena continuam à venda

Os protetores que poderão causar cancro “continuarão à venda sem qualquer aviso no rótulo” após campanhas agressivas de lobby por grupos de interesse.

Protetores solares em spray com substância cancerígena continuam à venda
Notícias ao Minuto

11:30 - 14/02/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Perigo

Esperava-se que a Comissão Europeia colocasse em vigor leis que forçassem as companhias farmacêuticas e de cosmética a disponibilizar essa informação nos rótulos das loções a partir de abril.

A regra iria aplicar-se a produtos que contivessem a substância dióxido de titânio em forma liquida – que os cientistas admitem ser tóxica quando inalada. Porém, os ambientalistas garantem que campanhas “sem precedente” de grupos de pressão da indústria química tornam pouco provável que a comissão altere o seu voto.

Tatiana Santos, do Gabinete Europeu do Ambiente, disse: “Esconder ou omitir alertas de saúde pública de modo a manter as vendas de um produto tóxico é completamente errado”.

“A indústria já gastou milhões de modo a influenciar médicos e para pagar a advogados que defendam os seus interesses perniciosos quando deveriam ter aplicado esses fundos em tornar os seus produtos mais seguros – é incompreensível”.

Algumas companhias usam dióxido de titânio nos seus produtos porque refletem os raios ultravioleta.

A Agência Europeia de Produtos Químicos, que examinou os dados apurados através da realização de várias experiências científicas em animais, insiste que a substância pode provocar o aparecimento de tumores.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório