Atenção: Estes 8 alimentos insuspeitos aumentam a fome

Por mais estranho que pareça, a verdade é que nem todos os alimentos cumprem o papel de nos deixar saciados e bem alimentados...

Atenção: Estes 8 alimentos insuspeitos aumentam a fome

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
17/02/2019 18:00 ‧ 17/02/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Perigo

Já lhe aconteceu sentir fome pouco depois de finalizar uma refeição? Pois é, afinal a ciência sugere que alguns alimentos são responsáveis por nos deixarem ainda com mais vontade de comer.

A revista Time divulgou uma lista produtos alimentares que têm a cruel e paradoxal capacidade de nos deixar com mais apetite.

Alimentos estes que aumentam as taxas de açúcar no sangue, nos deixam com fome mais cedo e, claro, acabam por atrapalhar outros processos biológicos, prejudicando o organismo e a saúde.

Atenção, estes oito alimentos não são seus amigos!

1 – Sumos

Qualquer sumo pronto (não natural), detox ou não, com ou sem adição de açúcar, perde, durante o processo de fabricação, as fibras das frutas.

Essa perda faz com que o sumo se transforme numa bomba de açúcar que provoca o aumento perigoso e vertiginoso das taxas de glicose. Quando temos muito açúcar na corrente sanguínea, adivinhe o que acontece? Sentimos fome! A solução? Matar a sede com água e comer frutas ao longo do dia.

2 – Iogurtes magros

Ainda que esse produto seja visto como um grande aliado de quem procura emagrecer ou manter uma dieta mais saudável, a verdade é que é preciso ter em atenção os rótulos. Iogurtes de pouco valor calórico têm altos índices de carboidratos e pouquíssimas gorduras – ou seja, depois da última colherada, é bem possível que sinta ainda mais vontade de comer. Opte por um iogurte grego, que contém mais proteína e mais fibras.

3 – Ovos sem gema

É comum a crença de que a gema do ovo não deve ser consumida por quem deseja emagrecer ou tem problemas de colesterol elevado. Todavia, a gordura da gema do ovo é bastante benéfica para o corpo humano, auxiliando na absorção de nutrientes e, inclusive, na sensação de saciedade.

4 – Molhos light de salada

Esse tipo de produto geralmente contém altos níveis de sal e de açúcar, que são dois ótimos e perigosos agentes de sabor.

5 – Barras de cereais

A verdade é que essas barrinhas são feitas com muito açúcar e gordura hidrogenada, ou seja as barras podem até ter poucas calorias, mas não promovem a saciedade e não podem jamais substituir uma refeição normal.

6 – Ketchup

O famoso molho é feito com altas doses de xarope de milho, ingrediente este que aumenta o apetite, desacelerando ainda o funcionamento metabólico e diminuindo a produção de leptina, uma substância conhecida por nos deixar saciados.

7 – Cereais açucarados

Na primeira refeição do dia, o ideal é que o corpo receba doses de fibras e proteínas – só assim, vai conseguir controlar os níveis de açúcar no sangue ao longo do dia.

8 – Adoçantes artificiais

A ideia de que um produto sem açúcar pode ser consumido em grandes quantidades não é de todo correta. A verdade é que os adoçantes artificiais fazem com que seu cérebro acredite que está a comer algo realmente doce; quando a expectativa é diferente da realidade, quando o corpo percebe que não comeu um doce ‘real’ vai sentir vontade de comer a dobrar. Sim, fuja – é uma armadilha!

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas