Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Dormir uma boa noite de sono é a melhor forma de combater cancro

Sim, dormir é mesmo o melhor remédio.

Dormir uma boa noite de sono é a melhor forma de combater cancro
Notícias ao Minuto

09:00 - 13/02/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Descanso

Um novo estudo garante que não há nada como dormir uma boa noite de sono para combater viroses e células cancerígenas, e ainda para fortalecer como um todo o sistema imunitário.

Cientistas da Universidade de Tübingen, na Alemanha, apuraram que os indivíduos que dormem mais horas apresentam índices mais elevados das moléculas de proteína que cimentam as células T – que por sua vez se agregam às células infetadas, matando-as.

Para efeitos daquela pesquisa a equipa de investigadores monitorizou as células T em voluntários que dormiram durante noites consecutivas e noutros que se mantiveram acordados.

Os indivíduos que dormiram apresentaram níveis mais elevados das proteínas moleculares que direcionam as células T contra os ‘alvos’ cancerígenos.

A médica e co-autora do estudo Luciana Besedovsky disse: “As nossas descobertas revelam que dormir bem tem o potencial de enaltecer a eficiência de resposta das células T. Tal é especialmente relevante tendo em conta a prevalência atual de distúrbios do sono e de condições que dificultam o descanso, tais como a depressão, stress crónico, envelhecimento e trabalhar por turnos”.

As descobertas, publicadas no periódico científico Journal of Experimental Medicine, ajudam a explicar como dormir bem pode ajudar a combater infeções, enquanto que outras condições – tais como stress crónico – podem deixar o corpo ainda mais suscetível à doença.

As células T são um tipo de glóbulo branco crítico para que o sistema imunitário funcione apropriadamente.

Estes organismos ajudam a combater o crescimento de tumores, infeções de malária, falta de oxigénio, desordens relacionadas com o stress e outras condições, explicou a equipa de cientistas da Universidade de Tübingen.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório