Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Superpoderes: Conheça sete boas razões para consumir óleo de coco

Reduz o colesterol, controla a diabetes e ajuda a emagrecer, mas há mais. Conheça todos os superpoderes do óleo de coco.

Superpoderes: Conheça sete boas razões para consumir óleo de coco

Quatro colheres de sopa por dia – é a quantia média recomendada para o consumo do óleo de coco, uma gordura saturada, mas de origem vegetal.

"O produto 100% natural apresenta propriedades que favorecem a perda de peso, reduzem o colesterol mau e ajudam ainda a controlar os níveis de açúcar no sangue", revela a nutricionista Cátia Medeiros, da clínica Espaço Nutrição, em São Paulo, no Brasil, em declarações para a publicação Minha Vida.

Descubra sete boas razões para dizer sim ao óleo de coco:

1 – Reduz a vontade de comer hidratos de carbono

"Assim como os alimentos ricos em fibras, ajuda a manter níveis estáveis de glucose no sangue e não estimula a libertação de insulina, o que diminui por sua vez a compulsão por carboidratos", explica a especialista Cátia Medeiros, à mesma publicação. Ao contrário de outros óleos poli-insaturados, que dificultam a permanência de insulina e de outros nutrientes dentro das células.

2 - Promove a saciedade

Por ser uma gordura, o óleo de coco tem uma digestão diferenciada. Permanecendo mais tempo no estômago do que um carboidrato, por exemplo, o que aumenta a sensação de saciedade, propiciando assim a perda de peso.

3 - Acelera o metabolismo

De acordo com a nutricionista Maria Fernanda Cortez, da clínica Nutri & Consult, em São Paulo, se consumido diariamente, o óleo de coco aumenta o gasto energético do organismo. "Este estimula o funcionamento da glândula da tiroide, que está diretamente ligada ao metabolismo, o que aumenta a queima de calorias", explica.

4 - Melhora a prisão de ventre

Por ter rápida absorção e solubilidade, o óleo de coco também é amigo do intestino, normalizando o trânsito intestinal.

5 - Reduz o colesterol

O bom funcionamento da tiroide, favorecido pelo consumo de óleo de coco, também garante a redução do colesterol LDL (colesterol mau) e a elevação do colesterol HDL (colesterol bom).

6 - Fortalece o sistema imunitário

Outro benefício do óleo de coco é o fortalecimento do sistema imunitário. "Este age no combate e na prevenção contra o ataque de bactérias e fungos que ameaçam a saúde e ainda melhora a absorção de nutrientes, reforçando as defesas do organismo", explica a nutricionista Maria Fernanda.

7 - Combate o envelhecimento precoce

"O óleo de coco promove a diminuição de radicais livres presentes no organismo, responsáveis pelo envelhecimento celular", aponta a especialista. Segundo ela, tal ocorre devido à ação de componentes da vitamina E, presentes no óleo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório