Meteorologia

  • 23 MARçO 2019
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 15º

Edição

Marque uma posição. Uma t-shirt que pode salvar a vida de uma mulher

Em Portugal, 24 mulheres foram assassinadas pelos parceiros em 2018, mais seis vítimas do que em 2017. Só este ano, em Portugal, entre janeiro e fevereiro, já foram mortas 10 mulheres em contexto de violência doméstica, um número alarmante.

Marque uma posição. Uma t-shirt que pode salvar a vida de uma mulher

Notícias ao Minuto

10:45 - 12/02/19 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Contra a violência

Do calçado para a roupa, a Josefinas acaba de apresentar uma linha de t-shirts solidárias de nome ‘Collections’. Desenvolvida em parceria com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), por cada t-shirt vendida, uma mulher vítima de violência doméstica é apoiada pela instituição: “o montante angariado pela venda de cada t-shirt destina-se às Casas de Abrigo da APAV para que mulheres em perigo tenham acesso a necessidades básicas, como abrigo e alimentação, e a apoios jurídicos, sociais e psicológicos durante um mês”, explica a representante da instituição, Tânia Antunes.

‘Collections’ integra a iniciativa ‘You Can Leave’ da Josefinas, uma linha de sapatilhas solidárias, também criada em parceria com a APAV, que já apoiou, desde julho de 2018, mais de 60 mulheres vítimas de violência doméstica em Portugal.

Apresentada em pleno ambiente de New York Fashion Week, uma semana 100% dedicada à moda em Nova Iorque, que arrancou dia 8 e termina a 16 de fevereiro, a Josefinas quis provocar uma mudança na narrativa, unindo a indústria da moda em torno deste problema. “Com ‘Collections’ pretendemos provocar uma discussão e sensibilizar para a ocorrência deste crime silencioso. Cada t-shirt conta a história de uma mulher vítima de violência doméstica, e são um espelho das histórias de milhares de mulheres. A violência doméstica pode acontecer a qualquer uma de nós e é importante, fundamental diria, falarmos sobre este flagelo”, conta a CEO da Josefinas, Maria Cunha. A representante da marca portuguesa confessa estar orgulhosa do resultado: “ao usarmos esta t-shirt estamos a dizer que a violência doméstica não pode ser encoberta!”.

A materialização de ‘Collections’ contou com o apoio da dupla criativa mais premiada de Portugal, Marcelo Lourenço e Pedro Bexiga, detentores de um Leão de Ouro, um dos reconhecimentos mais emblemáticos da indústria cinematográfica. “Foi a minha esposa que me chamou a atenção para a Josefinas. Quando vi os sapatos e o trabalho que a marca tem desenvolvido contra a violência doméstica, tive a certeza que queria trabalhar com ela”, confessa Marcelo Lourenço, que continua, explicando o conceito da iniciativa: “quisemos retratar a violência doméstica através da linguagem e iconografia do mundo da moda. Sendo um crime que continua a acontecer dentro de quatro paredes, com milhares de mulheres a sofrerem em silêncio, decidimos ilustrar as desculpas mais usadas pelas vítimas para explicarem às suas famílias e amigos os ferimentos e as nódoas negras que surgem – “caí pelas escadas”, “fui contra um armário”, “fui contra uma parede”.

As t-shirts ‘Collections’ são assinadas pela ilustradora britânica Jacqueline Bissett, reconhecida pelas suas criações gráficas para casas de alta-costura como Yves Saint Laurent, Louis Vuitton e Givenchy.

‘Collections’ está disponível em exclusivo na loja online da Josefinas em josefinas.com/pt/you-can-leave por 79€.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório