Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Pouse o garfo. A comida popular que causa “cancro, enfartes e morte"

Um novo estudo apurou que existe uma ligação entre comer alimentos ultra processados e morrer prematuramente.

Pouse o garfo. A comida popular que causa “cancro, enfartes e morte"
Notícias ao Minuto

09:00 - 12/02/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Alimentos

Ingerir alimentos processados e fast-food pode tirar-lhe anos de vida.

Produtos de charcutaria, tais como bacon, chouriço, mortadela, salsichas, ou batatas fritas, pão branco, refeições pré-feitas, hambúrgueres, refrigerantes e cereais açucarados aumentam exponencialmente a probabilidade de sofrer uma morte precoce, garante uma equipa de cientistas franceses.

Os alimentos ultra processados tornam assim o risco de incidência de doenças como a obesidade, cancro e tensão arterial alta muito mais elevadas, sugerem.

Consumir apenas 10% de comida processada, aumenta o risco de incidência de morte prematura em 14%, garante a equipa de cientistas da Universidade de Sorbonne.

A equipa liderada pela investigadora chefe Laure Schnabel examinou as dietas de quase 45 mil indivíduos de meia idade – e concluiu que a ocorrência de doenças coronárias, cancro e de outras patologias crónicas está associada à ingestão de mais fast-food.

“A comida ultra processada contém ingredientes múltiplos. São geralmente alimentos prontos a comer, económicos e com um paladar acentuado – daí a propensão dos indivíduos para os ingerir, apesar dos impactos nocivos que têm para a saúde”.

Mais ainda, os cientistas salientam que estes alimentos contêm aditivos potencialmente cancerígenos, tais como nitrito de sódio e óxido de titânio, associados não só ao desenvolvimento de tumores, mas também ao aumento perigoso da pressão arterial.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório