Ginásio para quê? Tomar um banho quente de imersão também queima calorias

Tomar um banho quente de imersão equivale a um gasto calórico de 140 calorias, ou seja, o mesmo que fazer meia hora de caminhada.

Ginásio para quê? Tomar um banho quente de imersão também queima calorias

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
08/02/2019 11:30 ‧ 08/02/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Deixe arder

Boas notícias! Não lhe apetece praticar exercício físico? Então a solução é simples: fique em casa e opte por relaxar na banheira, enquanto queima calorias.

Quem o diz? A ciência.

De acordo com uma nova pesquisa realizada pelas Universidades de Nottingham Trent e Loughborough, no Reino Unido, publicada no periódico científico de Fisiologia Aplicada, é possível queimar até 140 calorias no conforto do seu lar. Segundo os investigadores, para isso acontecer, basta permanecer por uma hora imerso numa banheira com água a 39ºC. Os resultados foram obtidos a partir de testes com dez homens acima do peso.

“Quando toma um banho quente, o corpo tem que evitar o superaquecimento”, explicou ao site de notícias ShorList o investigador Steve Faulkner, da Universidade Nottingham Trent. “Os vasos sanguíneos dilatam-se para tentar transferir parte do calor do sangue para a atmosfera circundante. Essa mudança, então, tem impacto na pressão sanguínea. Consequentemente, para manter a pressão estável, a frequência cardíaca também aumenta”, diz. Noutras palavras: quando os batimentos aceleram, o gasto calórico aumenta.

O estudo apurou ainda que o banho quente de imersão acarreta outros benefícios para a saúde: ajuda a manter níveis saudáveis de açúcar no sangue e melhora igualmente a qualidade do sono. 

Ainda assim, não tem permissão para desistir já dos treinos… os cientistas alertam que que a água quente não funciona como um atalho para a manutenção da boa forma física.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas