Meteorologia

  • 22 MARçO 2019
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 20º

Edição

Novo tecido retem calor ou refresca conforme as condições exteriores

Com a mesma roupa, um alpinista pode manter-se aquecido e um maratonista pode refrescar-se, com um novo tecido capaz de refrescar ou aquecer conforme a temperatura exterior desenvolvido por investigadores nos Estados Unidos.

Novo tecido retem calor ou refresca conforme as condições exteriores
Notícias ao Minuto

20:28 - 07/02/19 por Lusa

Lifestyle Investigadores

Quando no exterior há calor e humidade, o tecido permite aos raios infravermelhos passar. Quando a temperatura é mais fria e o ar mais seco, o tecido retém o calor do corpo, impedindo-o de se escapar.

A descoberta é revelada na sexta-feira na edição da revista científica Science, com um estudo da autoria de Yu Huang Wang, professor de Química e Bioquímica na Universidade de Maryland.

O tecido foi criado com fibras feitas de dois materiais sintéticos, um que absorve água e outro que a repele. Os fios são revestidos com nanotubos de carbono, um metal condutor leve.

Como os materiais têm reações opostas à água (um resiste-lhe e outro absorve-a), as fibras distorcem quando estão expostas à humidade como a que é produzida pelo suor do corpo.

Essa distorção aproxima os fios, o que faz abrir poros no tecido, permitindo o arrefecimento e modifica a ligação eletromagnética entre os nanotubos.

"O corpo humano é um radiador perfeito, liberta calor rapidamente", afirmou Min Ouyang, professor de Física em Maryland e um dos autores do estudo.

O investigador referiu que até agora "a única maneira de regular o radiador foi tirar ou acrescentar roupa, mas este tecido é um verdadeiro regulador bidirecional".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório