A maioria dos indivíduos procura ativamente fazer uma alimentação saudável.
E nesse caso a sua principal preocupação, são os produtos que consomem. Fatores como quais os ingredientes da dieta, qualidades, modo de preparação das refeições estão sempre em primeiro lugar.
Mas a verdade é que quase ninguém pensa nas panelas… e devia!
Além das panelas serem extremamente importantes relativamente ao sabor e preservação da comida, estes objetos podem influenciar diretamente a nossa saúde e qualidade de vida.
Entenda como cada tipo de panela impacta no seu organismo:
Panela de aço Inoxidável
O fundo triplo destas panelas permite cozinhar os alimentos a altas temperaturas. São compostas por ferro, cromo e níquel. Por ser um metal tóxico, pode causar alergias, dermatites, asma, entre outros problemas. O tempo de contacto pode levar ainda à contaminação pelo metal, sendo ideal que se guarde a comida depois de pronta em recipientes próprios.
Panela de barro
Esta variante acumula mais facilmente resíduos, facilitando a contaminação por fungos e bactérias. Como tal, devem sempre ser lavadas com extremo cuidado, e devem estar bem secas antes de serem guardadas.
Panela de titânio
Estas panelas são anti-aderentes, dispensando a adição de gordura na forma de óleo ou azeite nos cozinhados. Mais ainda, são extremamente resistentes e não libertam substâncias tóxicas durante a preparação dos alimentos, podendo ainda ser utilizadas para armazenar os alimentos depois da confeção.
Panela de vidro
Trata-se de uma das melhores opções, já que este objeto não liberta nenhum tipo de toxina, não prejudicando consequentemente a saúde.
Panela de alumínio
As panelas de alumínio libertam metal durante o processo de cozedura. Altos níveis desse metal no corpo estão associados a doenças como Alzheimer e Parkinson e, durante a infância, a intoxicação por alumínio pode provocar hiperatividade e distúrbios na aprendizagem. O ideal é que sejam usadas para cozinhar alimentos rápidos.
Panela anti-aderente
Apesar de inicialmente se tratar de uma ótima opção, não é recomenda para uso quando começa a deteriorar-se e a lascar. É composta por PFOA (ácido perfluoroctanóico) e PTFE (politetrafluoretileno), que fazem mal a saúde. Podendo assim expelir gases tóxicos que cancro e doenças coronárias.