Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Cientistas desenvolvem novo tratamento para clamídia sem antibióticos

Ao contrário de tratamentos tradicionais, a nova terapia não requer a toma de antibióticos – algo que a comunidade médica celebra, devido à cada vez maior resistência do organismo humano a esses fármacos.

Cientistas desenvolvem novo tratamento para clamídia sem antibióticos
Notícias ao Minuto

13:00 - 07/02/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle DSTs

Trata-de da doença sexualmente transmissível (DST) mais comum em todo o mundo, e agora os cientistas descobriram um novo método para tratar a condição que afeta milhões.

Contrariamente aos tratamentos convencionais, a nova terapia não recorre ao uso de antibióticos, o que constitui ótimas notícias dado o aumento de resistência àquelas drogas.

Ao invés, o tratamento, que foi desenvolvido por uma equipa de investigadores da Universidade de Waterloo, no Reino Unido, é empregado através de nanotecnologia.

O professor Emmanuel Ho, que conduziu o estudo, disse em declarações ao Mirror Online: “À medida que a resistência aos antibióticos aumenta, os indivíduos podem contrair infeções de Clamídia intratáveis através de terapias convencionais, o que por sua vez pousa um desafio para a saúde pública”.

“Quando não é tratada e permanece no organismo por um longo período de tempo pode provocar infertilidade e outros problemas de saúde, daí ser tão importante encontrar novos métodos para lidar com a patologia”.

O tratamento funciona prevenindo que a maioria das bactérias da Clamídia entrem nas células do trato genital e destruindo qualquer bactéria que consiga ainda assim penetrar na parede da célula.

Apesar de ainda não se saber ao certo quando o novo tratamento será oferecido, trata-se de um começo promissor.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a resistência das DSTs a antibióticos tem crescido vertiginosa e perigosamente em anos recentes, reduzindo dessa forma as opções de tratamento.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório