Meteorologia

  • 18 OUTUBRO 2019
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Edição

Três (bons) motivos para comer carne vermelha

Apesar de nos últimos tempos a carne vermelha ter sido demonizada pela maioria dos regimes alimentares, a verdade é que esta variedade quando consumida em moderação tem os seus benefícios para a saúde.

Três (bons) motivos para comer carne vermelha

Numa época em que se fala muito sobre benefícios de dietas vegetarianas e vegans, parece não haver quaisquer motivos – para além do sabor – para comer carne vermelha. Mas há, segundo uma reportagem divulgada GQ Brasil.

O Hospital San Paolo, em São Paulo, divulgou para aquela publicação nutrientes que só esta carne fornece.

Mesmo a carne branca não é tão completa quanto a vermelha, embora tenha menos lípidos, gorduras saturadas e colesterol. O valor biológico da proteína da carne branca é inferior ao da vermelha, de acordo com o hospital.

Mas há mais razões para incluir de quando em quando carne vermelha no prato:

  1. A carne vermelha possui ferro, capaz de prevenir a anemia, além de atuar na formação de hemoglobina, responsável por transportar o oxigénio até às células no organismo.
  2. Tem proteínas que contribuem para o desenvolvimento dos músculos, órgãos e tecidos.
  3. “A carne vermelha ainda é a principal fonte de vitamina B12”, alerta Mariele Marcato, nutricionista no Hospital San Paolo. Esta vitamina ajuda na formação do sangue, previne problemas cardíacos e derrames cerebrais, preservando ainda o bom funcionamento do sistema nervoso.

Mas atenção

Por outro lado, há alguns riscos a ter em conta quando se trata do consumo de carne vermelha. Esta deve estar bem passada, mas sem queimar, segundo a nutricionista.

“Existem estudos que apontam que o consumo da crosta queimada da carne pode aumentar consideravelmente o risco de cancro, já que cozinhar esses alimentos a temperaturas elevadas faz com que seus aminoácidos e a creatina, presente nas fibras musculares, reajam e formem aminas heterocíclicas. Essas, por sua vez, são responsáveis pelo aumento do número de tumores”, explica Mariele.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório