Meteorologia

  • 15 OUTUBRO 2019
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 20º

Edição

Reduz colesterol e emagrece: Descubra mais 3 benefícios do arroz vermelho

O arroz vermelho tem origem na China e entre os seus principais benefícios destaca-se o seu poder na redução dos níveis de colesterol.

Reduz colesterol e emagrece: Descubra mais 3 benefícios do arroz vermelho

O tom avermelhado deve-se ao seu alto teor do antioxidante antocianina, que também está presente em frutas e legumes vermelhos ou roxos, como revela uma peça divulgada pela publicação Minha Vida.

Adicionalmente, é um grão integral com alto valor nutritivo, sendo rico em nutrientes como ferro e fibras. O arroz vermelho também é de fácil preparação, e pode ser cozido da mesma forma que o arroz branco ou consumido inclusive como suplemento através de cápsulas.

Descubra cinco vantagens de consumir arroz vermelho:

1. Reduzir o colesterol

O arroz vermelho passa por um processo de fermentação natural que produz uma substância chamada monacolina, responsável pelo efeito que esse alimento tem na diminuição do colesterol mau, aumentando por sua vez o colesterol bom. Mais ainda, as fibras presentes nesse grão integral também ajudam a reduzir a absorção de gordura no intestino e a controlar melhor os níveis de colesterol. 

2. Reduz a fome e mantém o intestino saudável

Por ser rico em fibras, o arroz vermelho contribui para a sensação de maior saciedade após a refeição, evitando que se sinta com fome por mais tempo. Além disso, as fibras também ajudam a controlar o açúcar no sangue e a melhorar o funcionamento do intestino, prevenindo problemas como prisão de ventre e diarreia.

3. Previne a anemia

O arroz vermelho é rico em ferro, mineral essencial para o transporte adequado de oxigénio no sangue e para prevenir e combater anemias. Possui ainda vitamina B6, que atua na regulação do humor, do sono e do apetite.

4. Previne doenças cardiovasculares e cancro

O arroz vermelho também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e cancro devido ao seu alto teor de antioxidantes, substâncias que protegem os vasos sanguíneos da formação de placas de ateroma e, consequentemente, protege o organismo de problemas como o enfarte e AVC.

Além disso, ele também favorece uma adequada renovação celular, estimulando o sistema imunitário a combater células potencialmente cancerígenas.

5. Ajuda a emagrecer

Devido ao seu alto teor em fibra e nutrientes que reduzem a fome e aumentam a sensação de saciedade por mais tempo. Mais ainda, as fibras ajudam a evitar picos de açúcar no sangue, o que reduz a produção de gordura.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório