Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Quer emagrecer? Então não tome o pequeno-almoço... garante estudo

Há muito que é dito que o pequeno-almoço é a ‘refeição mais importante do dia’. A lógica é simples – comer uma refeição maior logo pela manhã desperta o metabolismo, prevenindo dessa forma que os indivíduos comam mais ao longo do dia. Mas será que é mesmo assim…

Quer emagrecer? Então não tome o pequeno-almoço... garante estudo
Notícias ao Minuto

09:00 - 06/02/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Bom dia

É comummente dito que se deseja manter ou perder peso deve sem dúvida alguma comer um pequeno-almoço variado e rico em nutrientes.

Todavia, e de acordo com um novo estudo, ingerir esta refeição logo pela manhã pode não ser de todo benéfico se pretende emagrecer.

Uma nova meta-análise publicada no periódico científico British Medical Journal, reviu mais de uma dúzia de estudos acerca dos hábitos de pequeno-almoço de modo a conseguir melhor discernir como ingerir alimentos logo pela manhã afeta o peso. E surpreendentemente os dados recolhidos não são particularmente animadores para os amantes do pequeno-almoço.

“Há a presunção que não comer de manhã leva por sua vez a que os indivíduos comam mais ao longo do dia, para compensar a falta de energia”, referem os autores.

O que à partida parece lógico, mas os dados coletados não se coadunam com essa realidade para a maioria das pessoas.

Ao monitorizarem o consumo geral de alimentos de indivíduos que não dispensam tomar o pequeno-almoço e de outros que não o consomem, o estudo sugere que aqueles que ingerem aquela primeira refeição tendem a comer mais no dia a dia.

Ainda assim os autores referem que os dados apurados necessitam de ser mais aprofundadamente analisados, e incentivam à realização de mais estudos de larga escala para determinar a 100% os benefícios quer de comer o pequeno-almoço quer de evitá-lo.

Todavia, esta análise revela que aqueles que saltam a primeira refeição do dia são regra geral mais magros, comparativamente àqueles que não a dispensam.

“Este estudo sugere que comer pequeno-almoço pode afinal não ser uma boa estratégia para emagrecer, podendo inclusive ter o efeito contrário no organismo”, alertam os autores.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório