Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Conheça a especiaria que combate a depressão e aumenta memória

Os benefícios do alimento, conhecido por cúrcuma ou açafrão-da-terra, mostraram-se notáveis em pessoas com dificuldades de memória e com humor depressivo.

Conheça a especiaria que combate a depressão e aumenta memória

De certeza que conhece a cor alaranjada da cúrcuma, o principal ingrediente do caril, tempero indiano composto por diversas especiarias?

A popular especiaria é composta pela substância curcumina, cujos efeitos para a saúde já se revelaram imensamente benéficos de acordo com vários estudos.

E agora, uma equipa de cientisats da Universidade da Califórnia (UCLA), nos Estados Unidos, acaba de descobrir, que o composto é um forte aliado na preservação da memória e na melhoria do humor em pacientes com sintomas ligeiros a moderados de depressão.

Num artigo científico, publicado no Jornal Americano de Psiquiatria Geriátrica, os investigadores examinaram o papel de um suplemento de curcumina facilmente absorvível pela memória de pessoas sem demência.

Mais ainda, os académicos aproveitaram também pata verificar o seu potencial impacto nas placas microscópicas que se formam no cérebro de quem tem Alzheimer.

O estudo envolveu 40 adultos de 50 a 90 anos que tinham queixas leves em relação à capacidade de armazenar informação e sintomas ligeiros de depressão. Os participantes receberam um medicamento placebo – ou seja, um suplemento sem curcumina – ou 90 miligramas da substância duas vezes ao dia, por 18 meses.

Depois desse período, as vantagens para quem tomou de facto curcumina revelaram-se notáveis. Além, de serem registados melhoras significativas na memória, a capacidade de atenção dos indivíduos também aumentou. Adicionalmente, o humor dos doentes também melhorou significativamente e exames revelaram uma menor agregação de placas em certas regiões da massa cinzenta.

“Ainda não é completamente claro para nós a forma como a curcumina age no organismo e na mente, mas pode ter a ver com sua habilidade em reduzir a inflamação no cérebro, processo que tem sido associado tanto ao Alzheimer como à depressão”, disse Gary Small, principal autor do estudo, no site da UCLA. Muitos cientistas creem ainda que a cúrcuma possa ser eficaz no impedimento de incidência de cancros e no seu tratamento.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório