Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Sofre de insónias? Exposição a esta cor pode estar a impedi-lo de dormir

De acordo com a ciência, olhar para esta cor dificulta a noite de sono e a má notícia é que provavelmente está exposto a este tom mesmo antes de fechar os olhos.

Sofre de insónias? Exposição a esta cor pode estar a impedi-lo de dormir
Notícias ao Minuto

22:15 - 05/02/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Bons sonhos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Manchester, no Reino Unido, descobriu que há uma cor que pode estar a dificultar o descanso da maioria dos indivíduos.

Mesmo que durma oito horas por noite, a qualidade do sono piora se estiver exposto à cor azul emitida pelos ecrãs de telemóveis, iPads ou computadores mesmo antes de ir dormir.

O estudo publicado na revista Sleep revelou que os voluntários que foram expostos a diferentes níveis de azul e aos quais depois foram medidos os níveis de melatonina, a hormona responsável por regular o sono, apresentavam uma redução nos níveis.

Uma das apostas dos investigadores para contrair os efeitos negativos da exposição aos ecrãs, consiste na criação de um visor melanópico, tecnologia esta que permite ao usuário ajustar os níveis de emissão de azul. Os cientistas acreditam que essa tecnologia poderá ser adotada brevemente nos smartphones e computadores.

Por enquanto, e para melhorar o sono, recomenda-se que evite usar ecrãs até 30 minutos antes de dormir e, durante o dia, ativar o modo ‘filtro de azul’ no seu telemóvel. A função está disponível para iOS e Android e ajuda a diminuir um pouco a exposição ao azul.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório