Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Médicos debatem relação da doença renal com o VIH

Núcleo de Estudos da Doença VIH organiza reunião temática em Cascais.

Médicos debatem relação da doença renal com o VIH
Notícias ao Minuto

17:00 - 05/02/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Eventos

O Núcleo de Estudos da Doença VIH (NEDVIH) da Sociedade Portuguesa da Medicina Interna (SPMI) vai realizar no próximo dia 9 de fevereiro, no Centro Cultural de Cascais, uma reunião dedicada à patologia renal no doente com infeção VIH. Esta é a segunda sessão do ciclo de reuniões temáticas 'VIH e doença de órgão – O desafio a longo prazo'.

Segundo Telo Faria, internista e coordenador do NEDVIH, “o VIH não é apenas uma infeção viral do sistema imunológico. É uma doença sistémica e complexa, cada vez mais associada a comorbilidades, como a doença renal crónica, que acompanham o aumento da sobrevida e da idade média da população com VIH, ambas consequência da maior facilidade no controlo virológico desta infeção”.

Neste âmbito, explica o especialista, “projetámos uma reunião temática onde fosse possível fazer uma retrospetiva histórica da evolução da doença renal e do transplante renal associados ao VIH, apresentar uma proposta de algoritmo de avaliação da doença renal no doente com infeção VIH, e expor quatro casos clínicos que serão discutidos por internos de Medicina Interna e médicos nefrologistas”.

O ciclo de reuniões temáticas 'VIH e doença de órgão – O desafio a longo prazo' é uma iniciativa dirigida a todos os profissionais de saúde e elementos das organizações de base comunitária, que acompanham e/ou tratam pessoas com infeção VIH. Até novembro serão realizadas mais quatro sessões:

Abril – Patologia Cardiovascular;

Junho – Patologia Metabólica;

Setembro – Doença Mental e Neurocognitiva;

Novembro – Doença Neoplástica. 

As inscrições para a reunião estão abertas até hoje, 5 de fevereiro

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório