Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

No Soão, o Ano Novo chinês celebra-se até 28 de fevereiro

O primeiro dia do ano do calendário chinês assinala-se hoje, dia 5 de fevereiro para os ocidentais, e o recanto mais oriental de Lisboa não podia passar pela data como por outro dia qualquer.

No Soão, o Ano Novo chinês celebra-se até 28 de fevereiro
Notícias ao Minuto

12:15 - 05/02/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Bom apetite

Para dar as boas-vindas ao Ano do Porco, o chef Luís Cardoso e o head-bartender Vasco Martins prepararam um prato e um cocktail que nos farão celebrar com gosto. Quem é que estava à procura de uma desculpa para voltar à taberna asiática mais procurada de Alvalade?

O calendário chinês é lunissolar, o que significa que se rege tanto pelas fases da lua como pela posição do sol. Por isso, o ano começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário, mas esta parte podemos encontrar na Wikipédia. 

O que de facto interessa é que de 05.02 a 28.02 não faltarão motivos para os festejos: Luís Cardoso homenageia o porco com o Char-Siu, umas espetadas marinadas numa mistura doce que vamos desvendando à medida que saboreamos, feitas no forno, com legumes asiáticos salteados no wok e uma taça de arroz de jasmim.

Notícias ao Minuto© Soão

Para que a tradição seja seguida à regra, haverá também os Jiaozi, os dim sum típicos e habitualmente consumidos no ano novo chinês. O 2 em 1 do ano do porco pode ser provado ao almoço ou ao jantar e tem o valor de 25€.'Se é para celebrar, que seja com cocktails' não é uma máxima oriental, mas adequa-se a todas as ocasiões que importa marcar no calendário. 

Notícias ao Minuto© Soão

Vasco Martins sabe-o bem, por isso criou o ‘In Pig We Trust’ (10,5€): infusionou o destilado chinês Baijiu com bacon, e adicionou-lhe xarope de Pu Ehr (um chá tradicional chinês), sumo de limão e leite de arroz.

Como é que se diz brinde em chinês, mesmo? Recomeçar é sempre uma oportunidade de fazer melhor, e voltar ao Soão também. 2019, o ano do porco, uma terça-feira mais enfadonha... são sempre óptimas razões para enfrentarmos a agitação da taberna asiática ou reservarmos uma sala privada, no piso subterrâneo do restaurante! E feliz ano novo, outra vez!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório